Personal explica como melhorar o desempenho nos treinos

Bem-estar Movimento
16 de Novembro, 2022
Personal explica como melhorar o desempenho nos treinos

Não é incomum ouvir pessoas dizerem que treinam mas não conseguem ter resultados. Muitas vezes, elas mantêm uma frequência adequada e buscam progredir nos exercícios, mas deixam outros fatores importantes de lado. Não basta ir até a academia, é preciso executar os exercícios de forma correta, com amplitude e cargas adequadas, além de respeitar os tempos de descanso e consumir alimentos saudáveis antes e depois da atividade. Por isso, o personal Matheus Sarria explica como melhorar o desempenho nos treinos por meio de algumas estratégias eficazes.

Em primeiro lugar, é importante entender que a preparação para o treino começa bem antes de chegar até o local da prática. A alimentação, a hidratação e o sono, por exemplo, são fatores essenciais para uma boa performance e que devem receber atenção fora do ambiente de treino.

Além disso, ter um treinamento individualizado e preparado por um profissional da área garante resultados bem mais assertivos. Conhecer o próprio corpo, entender a execução correta de cada exercício e realizá-los respeitando os próprios limites são outros pontos cruciais.

De acordo com o profissional, existem erros comuns que as pessoas cometem durante os treinos e que dificultam a boa performance e, consequentemente, a conquista de resultados. São eles:

1- Não seguir uma planilha de treinos elaborada por um profissional;

2- Não seguir uma alimentação correta para o objetivo atual;

3- Repetir sempre o mesmo treino sem evolução e progressão;

4- Não respeitar exatamente a planilha de treino (mexer no celular e manter conversas com amigos são os principais fatores que influenciam nesse motivo);

5- Tentar evoluir cargas antes da hora certa.

O que fazer antes?

O personal destaca que, antes de iniciar a prática, é preciso escolher com cuidado os alimentos que serão consumidos. “Atentar-se aos alimentos do pré-treino é essencial para garantir performance, aumento da energia e mais resultados”, reforça.

Recomenda-se o consumo de carboidratos nesse momento, já que tal macronutriente é responsável por garantir energia para o corpo. Assim, banana, pão com geleia, suco de frutas ou batata-doce são algumas opções interessantes.

Além disso, a mobilidade é fundamental para preparar as articulações antes do esforço. “Exercícios de estabilidade e mobilidade são essenciais antes do treino. Além de aquecerem a musculatura, eles corrigem padrões de movimentos e previnem futuras lesões”, esclarece.

Como melhorar o desempenho nos treinos

Antes, durante e depois, é necessário manter-se hidratado. Isso porque a prática de exercícios, além de consumir energia, também consome água. Por isso, é importante conseguir manter a temperatura corporal em níveis adequados e repor água durante os exercícios.

Além disso, Matheus ressalta a importância de não menosprezar fatores como tempo de descanso, carga, número de repetições, tempo total de treino, velocidade de execução e amplitude do movimento. “Essas variáveis são importantes no treino. Assim, cumprir exatamente o que está escrito na planilha de treinos é essencial para ter melhores resultados”, completa.

Outra dica importante é a de evitar distrações. É interessante que a atenção e o foco estejam voltados para o bom desempenho dos exercícios. Por isso, mexer no celular ou conversar com amigos durante a prática não é uma boa ideia. Segundo Matheus, investir nos fones de ouvido e escolher músicas que gerem motivação é uma forma eficiente de manter o foco no treino.

Leia também: 5 erros que podem atrapalhar o seu projeto verão

O que fazer depois?

Os hábitos mantidos mesmo depois de finalizar a prática também impactam no desempenho e nos resultados dos treinos. Assim como é importante prestar atenção no que se consome antes de realizar a atividade física, o pós-treino também é fundamental. “Ele que faz a restauração dos estoques de glicogênio, evita o catabolismo muscular e aumenta a síntese proteica”, diz.

Dessa forma, é legal consumir alimentos ricos em proteínas e carboidratos também, por exemplo: iogurte com frutas, whey protein, sanduíche com frango, pão e ovos.

O descanso também é sagrado para garantir uma melhor performance nos treinos. O ideal, de acordo com o personal, é descansar logo após a atividade física, já que o repouso oferece uma melhora na oxigenação das células musculares, auxiliando, assim, na recuperação das fibras musculares. 

“Se o indivíduo faz um treino de corrida e logo em seguida trabalha 6 horas em pé como vendedor de uma loja, o seu treinamento total não foi somente a corrida e sim todo o desgaste que teve naquele dia. O impacto negativo que isso terá em seus resultados é grande”, exemplifica.

O sono é crucial para fortalecer os músculos e evitar a deterioração. “Uma noite bem dormida e um sono restaurador devem ter no mínimo 8 horas de sono, isso vai ajudar a aumentar os níveis de força, energia, e potencializar seus resultados. Em resumo, o sono recompõe funções orgânicas e neurológicas”, reforça.

Fonte: Matheus Sarria, personal trainer e especialista em treinamento personalizado online. CREF- 049124/RJ

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!