Como medir a cintura e qual o tamanho ideal?
O acúmulo de gordura ao redor da cintura é chamado pelos médicos e especialistas de adipose central. E apesar de parecer inofensivo, o excesso de peso ao redor do abdômen aumenta o risco de problemas como diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardíacas e até derrame. O problema é que mesmo quem possui um IMC considerado saudável pode ter mais gordura abdominal do que o recomendado — é por isso que saber como medir a cintura é importante na busca por mais saúde.
Qual é a medida ideal da circunferência abdominal?
As indicações variam entre os órgãos oficiais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, aconselha que a cintura não ultrapasse 94 centímetros para homens e 80 centímetros para mulheres. Além disso, a relação cintura/quadril não deve ser maior que 1 neles e 0,8 nelas — o cálculo é feito dividindo o valor da circunferência abdominal pelo valor da circunferência do quadril.
Mas essa não é a única referência. O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido (Nice, na sigla em inglês) afirma que a cintura de um adulto deve ter menos que a metade de sua altura para diminuir riscos à saúde. Ou seja, se você mede 1,75m, sua cintura não pode ser maior que 87,5cm.
Leia mais: Deficiência nutricional: o que causa e como evitar
Como medir a cintura?
O passo a passo de como medir a cintura não é difícil. Para isso, basta encontrar o ponto entre a parte inferior das costelas e a parte superior dos quadris. Enrole a fita métrica nessa altura e expire naturalmente antes de fazer a medição.
Vale lembrar que a medida não é precisa em pessoas com IMC acima de 35, mulheres grávidas e crianças com menos de dois anos.
Outras formas de calcular a gordura corporal
Alguns especialistas defendem que medir a cintura não deve ser a única forma de analisar a sua saúde. Isso porque em pessoas muito baixas ou mais velhas (que perderam altura durante o envelhecimento), os resultados podem ser incertos.
Por isso, cada vez mais encontramos nos consultórios médicos a balança de bioimpedância. No teste, feito de forma indolor e rápida, a pessoa sobe em um equipamento e segura dois bastões com as mãos.
Em seguida, o equipamento mostra a composição corporal do indivíduo: porcentagens de massa muscular, de massa óssea e de gordura no organismo.
Link útil: Guia circunferência abdominal NICE.