Como limpar tábuas de corte para evitar a proliferação de bactérias?
A madeira é um dos materiais mais usados em móveis, acessórios e utensílios domésticos. Na cozinha, as tábuas de corte feitas com ela ainda são bem comuns, especialmente nas casas mais tradicionais! Por isso, saber como limpar e armazenar corretamente esses objetos é ideal para evitar a proliferação de bactérias e também para garantir mais tempo de vida a eles.
Hoje, é possível encontrar tábuas de corte feitas de outros materiais, como plástico ou até mesmo vidro. Seja qual for a sua preferida, manter uma rotina de higiene é ideal para que não haja o desenvolvimento de micro-organismos maléficos ao corpo humano.
Tanto nas tábuas de vidro, plástico ou madeira, o básico (e que sempre funciona!) é lavar o item logo após usá-lo. Utilizar água quente e detergente antibacteriano é uma ótima saída. Mas a lavagem normal do utensílio apenas com água fria também serve no combate à proliferação de bactérias.
Leia também: Qual é a melhor maneira de guardar o ovo: na geladeira, ou fora dela?
Pelo menos uma vez por mês e no máximo duas, higienize a tábua (seja ela de qualquer material) com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixe o item imerso por 15 minutos e lave com água corrente. Após isso, deixe secar no sol e em um local fresco.
Sempre que possível, higienize a tábua. A tábua de madeira precisa ser lubrificada. Aposte em óleo de coco, carnaúba e cera de abelha para evitar que o material resseque.
Armazenamento das tábuas de corte
Na madeira, é importante manter o item secando em local fresco, arejado e longe da escuridão! Deixar as tábuas de madeira em cima da pia ou em lugares quentes e úmidos é perigoso, pois esses ambientes contribuem para o crescimento de bactérias. Para as tábuas de vidro e plástico, uma boa opção é deixar secando naturalmente — nada de pano de prato, uma vez que ele é abrigo de inúmeros germes. Por fim, opte pelo papel-toalha caso queira uma secagem rápida. Em seguida, descarte o papel!