Como guardar as roupas de inverno de maneira correta
Com a chegada das baixas temperaturas, as roupas de inverno que passam boa parte do ano guardadas, vão se tornando opções de uso mais frequentes no dia a dia e, consequentemente, acabam ocupando muito espaço no guarda-roupa.
Então, é necessária uma organização otimizada para ter um armário inteligente, além de um armazenamento correto para evitar a deformação de roupas comuns nessa época do ano, como lãs, tricôs, cachecóis e casacos. Dessa forma, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, ensina truques simples e práticos para conservar e melhorar a visualização dos itens no guarda-roupa.
“Para ter um armário prático e adaptado ao dia a dia, é importante saber como guardar as peças de inverno de maneira correta com objetivo de facilitar a rotina, além de conservar os itens e otimizar espaço. Nesta época do ano, opte por deixar visível as roupas que serão mais usadas, levando-as para a parte principal, deixando o vestuário de verão mais para fundo do guarda-roupa”, conta.
Marinês destaca que essa regra também vale para os calçados. Sendo assim, deixe os tênis, botas, coturnos em fácil acesso, ao contrário das sapatilhas e sandálias. Portanto, seu armário ficará mais inteligente e prático para esses dias frios.
Leia também: Como aquecer o quarto do bebê no inverno?
Roupas de inverno: coloque as peças de lã em fileiras, nas gavetas
Além do cabide deformar esse tipo de roupa, alargando a área próxima aos ombros, a gaveta é uma opção melhor para empilhar as peças, já que o material é maleável e pode se adaptar ao espaço que está armazenado. Então, opte por colocar todos os itens mais frágeis juntos para que não sofram danos por botões presos e outros detalhes de roupas.
Busque novas formas de dobrar as peças e deixar a mostra as mais usadas no dia a dia
Quando emboladas ou mal dobradas, as peças ocupam bem mais espaço, além da sensação de bagunça. Por isso, o ideal é dobrar as roupas de modo que elas fiquem mais compactas. Não existe uma única forma de fazer isso, é possível enrolar as peças em tubinhos ou dobrá-las até formar quadrados pequenos. Então, para dar mais praticidade, o ideal é colocar os itens lado a lado nas gavetas ou prateleiras de modo que fiquem todas à mostra.
Nos cabides, coloque os tecidos mais rígidos e que amassam facilmente
Já na parte de pendurar, procure colocar em cabides os tecidos planos. Por exemplo: linho, brim, tricoline, seda e crepe, além de viscose e tecidos de fibra natural. Por eles serem mais duros, não têm elasticidade no material e amassam facilmente. Além disso, coloque apenas uma peça por cabide, isso impede que amasse a roupa que estiver embaixo.
Roupas de inverno: nunca guarde peças usadas e sujas
As peças de inverno precisam ser lavadas antes de usar, pois passam boa parte do ano guardadas, danificando as fibras e até manchando o tecido. Se foram para o guarda-roupas limpas na última estação, é possível que não seja necessário fazer uma nova limpeza. Caso tenham sido guardadas sujas e sem proteção, o ideal é lavá-las em uma lavanderia. Além disso, é importante deixar as peças arejarem pelo menos uma vez por mês. Assim, evita o cheiro de mofo ou das sujeiras do guarda-roupa.
Fonte: Marinês Cassiano, especialista em cuidados têxteis da 5àsec.