Como fazer uma dieta saudável? Médica indica 3 passos
A alimentação influencia em quase todas as áreas da vida, podendo ser um facilitador ou um dificultador no desenvolvimento de doenças. Por isso, o incentivo a uma relação mais equilibrada com a comida é um dos grandes movimentos dos profissionais da saúde. Mas com tantas informações divergentes e milhares de opções no mercado, qual a melhor forma de saber qual caminho seguir e como fazer uma dieta saudável?
Ter o direcionamento e acompanhamento de um especialista da área da nutrição é a melhor maneira de ter sucesso no processo de reeducação alimentar. Entretanto, esse é um cenário ideal que, muitas vezes, não pode ser concretizado.
Por isso, a Fabricia Cristina Jung, médica clínica, explicou que é possível começar do básico e, assim, listou três dicas que podem ser incluídas na rotina de forma simples.
Como fazer uma dieta saudável?
1. Corte os ultraprocessados
Comece fazendo uma limpa naqueles alimentos que não tem nenhum impacto nutricional positivo. Os ultraprocessados são produtos industrializados que, geralmente, contêm uma lista de ingredientes bastante extensa. Eles levam esse nome justamente por serem submetidos a um número grande de processos na hora de sua fabricação. Por exemplo: macarrão instantâneo, salgadinho, comidas congeladas, bolachas recheadas, biscoitos, etc.
O consumo de tais itens está relacionado ao aumento de peso, hipertensão e outras doenças, por exemplo o câncer. Além disso, estudos já associaram a ingestão de ultraprocessados ao desenvolvimento de transtornos, como depressão e ansiedade. Sem contar que 57 mil pessoas morrem no Brasil por ano por conta do excesso desses industrializados, de acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), da Fiocruz e da Universidad de Santiago de Chile.
“O alimento passa por vários processos e, com isso, vai perdendo seus nutrientes, minerais e vitaminas, além de, geralmente, ter bastante adição de açúcar e gordura em sua composição”, destaca a médica.
2. Faça feira e inclua vegetais
Outra dica essencial para entender como fazer uma dieta saudável é saber realizar melhores escolhas. Na hora das compras, priorize os alimentos da feira, por exemplo vegetais, legumes e verduras.
A médica indica pelo menos dois tipos de vegetais no almoço e no jantar. Algumas boas opções são:
- Cenoura;
- Brócolis;
- Cogumelos;
- Couve;
- Nabo;
- Espinafre;
- Aspargos;
- Couve-flor;
- Vagem.
3. Coma frutas variadas
As frutas são indispensáveis em uma rotina alimentar saudável. Dessa forma, os profissionais recomendam, no mínimo, três porções de frutas por dia. Além disso, é mais interessante apostar no alimento in natura do que no preparo de sucos.
Fabi ainda explica que não basta apenas comer fruta 3x ao dia. O ideal é variar nos tipos para conseguir absorver um maior número de nutrientes. Assim, ela recomenda que as três porções de frutas sejam de cores diferentes. Em um dia, por exemplo, você pode apostar na banana, em alguns morangos e, por fim, uvas verdes.
Leia também: Quais hábitos realmente ajudam a emagrecer?