Como evitar um ataque cardíaco? Alimentação saudável é o melhor caminho, diz estudo
O risco da ocorrência de ataques cardíacos, AVCs e derrames está ligado a uma série de fatores, que incluem a existência de doenças como hipertensão e diabetes, além de hábitos não saudáveis, por exemplo, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Apesar de todas essas causas influenciarem na condição, um estudo recente descobriu que adotar uma alimentação saudável é o melhor caminho para evitar um ataque cardíaco, sobretudo entre os hipertensos. Assim, mudanças no estilo de vida em geral são boas, mas a dieta merece uma atenção especial.
Pesquisadores da Universidade de California, em São Francisco, fizeram uma revisão de outros estudos. Eles analisaram diversos dados acerca dos efeitos das mudanças no estilo de vida na pressão arterial. Por fim, eles descobriram que a dieta DASH tem o melhor resultado. Isso porque ela seria capaz de prevenir cerca de 15 mil eventos cardiovasculares em homens americanos e 11 mil em mulheres americanas.
Dieta DASH
O cardápio da dieta DASH é voltado para prevenir e controlar a hipertensão. As refeições devem ser ricas em frutas, verduras, carnes magras, nozes, sementes e grãos. Além disso, ela defende uma redução no consumo de carne vermelha, sódio, açúcar e bebidas açucaradas.
De forma resumida, a gordura total deve representar 27% de toda alimentação do dia, sendo até 6% de gordura saturada e até 150 miligramas de colesterol. Além disso, os carboidratos respondem por 55% das calorias e as proteínas por 18%.
“Infelizmente, a disponibilidade e acessibilidade de fontes de alimentos saudáveis não permitem que as pessoas sigam facilmente a dieta DASH”, ressaltou a pesquisadora Kendra D. Sims.
Como evitar um ataque cardíaco? Outros hábitos
Apesar de a alimentação saudável ter sido considerada a melhor maneira de beneficiar a saúde do coração e evitar ataques cardíacos e derrames, existem outros hábitos que podem ser adotados para intensificar esses cuidados. São eles:
- Prática de atividade física;
- Diminuição do consumo de álcool;
- Redução do tabagismo;
- Emagrecimento;
- Por fim, controle da pressão arterial.
Leia mais: Ataque cardíaco: Principais sintomas e quais hábitos ajudam a prevenir