Como evitar torcicolo e dores no pescoço ao dormir?

5 de agosto, 2022

Já acordou de uma intensa noite de sono e, ao tentar levantar, percebeu que a dor no pescoço estava forte? Isso é corriqueiro e acontece por várias condições. Esse desconforto incomoda muito e, por isso, é preciso ter cuidado e dormir da melhor maneira. Saiba como evitar torcicolo e dores no pescoço. 

Antes de tudo, vamos entender o que é torcicolo. É uma condição em que os músculos do pescoço se contraem ao ponto de deixarem a cabeça torta para um lado. Sendo assim, em alguns casos fica impossível de virar o pescoço, como explica Pedro Luz Alves, ortopedista do Hospital Baía Sul, que integra a Hospital Care

“Pode acontecer em diversas condições clínicas: pode estar presente ao nascimento (congênito) por encurtamento do músculo esternocleidomastoideo. Ou então, ser secundário à infecção das vias aéreas superiores (chamada síndrome de Grisel), tumores, pequenos traumas, movimentos bruscos ou até mesmo em crises de dores no pescoço, na presença ou não de uma hérnia de disco”, diz.  

Leia também: Diástase abdominal: o que é, sintomas, causas e tratamentos

Como evitar torcicolo e dores no pescoço ao dormir?

O ortopedista Pedro Luz Alves dá algumas dicas para evitar esses desconfortos na hora do repouso, veja:

  • Tenha uma rotina saudável na hora de dormir. Então, evite ficar no celular, tablet ou televisão pelo menos uma hora antes de dormir;
  • Ajuste a temperatura do seu quarto para ficar agradável, o frio excessivo pode gerar contraturas musculares; 
  • Busque uma posição confortável na cama, apoiando bem a cabeça e com bom alinhamento da coluna. 

No torcicolo e nas dores do pescoço, dormir de bruços pode ser desconfortável, o importante é encontrar uma posição confortável e dormir bem. Apoie sua cabeça de forma que ela não fique muito flexionada quando dormir de barriga para cima”, afirma Alves, se referindo a qual é a melhor posição para dormir sem riscos de machucados. 

Assim, o especialista recomenda que ao dormir de lado, é bom posicionar o travesseiro de uma forma que o pescoço fique mais alinhado com o tronco. Por fim, ele também indica usar uma almofada entre as coxas para melhorar o alinhamento pélvico e ajudar a ter uma noite de sono sem dores na coluna. 

Fonte: Pedro Luz Alves, ortopedista do Hospital Baía Sul, que integra a Hospital Care.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.