Tem sardas? Então aprenda a cuidar delas no verão
Se, por um lado, essas famosas pintinhas conferem um charme extra para o rosto, por outro, as sardas exigem cuidado redobrado — especialmente no verão. Isso porque esse tipo de pele é mais sensível às ações dos raios solares e, por isso, o risco do desenvolvimento de queimaduras é maior do que o de conquistar um belo bronzeado. Veja, então, como cuidar das sardas no verão:
O que são as sardas?
De acordo com Daniel Cassiano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, as efélides (que a gente conhece, popularmente, como sardas) são pequenas manchas acastanhadas que aparecem na face, preferencialmente no centro facial — nariz e maçãs do rosto. “Não há maior número de melanócitos (células que produzem melanina), mas eles estão mais ativos e há deposição de pigmento focalmente na pele”, explica.
Elas aparecem por conta de uma predisposição genética, ou seja, quem tem tendência pode nascer com as manchinhas. Ou, então, elas podem surgir depois da exposição ao sol. Por isso, o verão pode se tornar um inimigo de quem tem sardas, já que a radiação solar é o maior gatilho das efélides (além de escurecer as que já existem). “Como no verão há maior incidência de sol, as pessoas apresentam mais manchas”, diz Daniel.
Leia também: Glúten pode afetar a pele e causar acne?
Como cuidar das sardas no verão
O passo mais importante para quem tem sardas, em qualquer época do ano, é garantir proteção contra os raios UVA e UVB. Então, o ideal é apostar em um bom filtro solar com fator de proteção acima de 30.
Além disso, é essencial reaplicar o produto a cada duas horas sempre que passar por longos períodos de exposição ao sol. Essa dica funciona também para depois de um mergulho na piscina ou de entrar no mar. Chapéu ou boné, óculos escuros e roupas com proteção UV também são itens altamente recomendados no verão. Isso significa que os cuidados valem tanto para o rosto quanto para o corpo.
Mais uma sugestão interessante é adotar uma dieta rica em nutrientes como antioxidantes, vitaminas e sais minerais. A alimentação é fundamental para garantir a saúde e a proteção da pele de dentro para fora.
Leia também: Como os exercícios físicos interferem nos cuidados com a pele
Para quem quer clarear as sardas, Daniel aconselha aplicar produtos com vitamina C pela manhã, antes do filtro solar, pois eles têm uma ação clareadora discreta. “À noite, é bom usar renovadores da epiderme, como alfa hidroxiácidos. Em casos mais exuberantes, podemos receitar clareadores com inibidores da tirosinase.”
Com relação aos procedimentos estéticos, durante o verão é indicado deixar de lado aqueles mais invasivos. É o caso de tratamentos com laser e peelings.
Fonte: Daniel Cassiano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.