Dicas de como cuidar das plantas no inverno
Para algumas plantas, o inverno é a estação perfeita para o florescimento. Contudo, essa regra não se aplica para todas. Os ventos mais fortes e o tempo frio fazem as plantas hibernarem, por isso, a maioria dos organismos gosta mesmo é do quentinho do verão e primavera. Confira as dicas para aprender a como cuidar das plantas no inverno.
Leia também: Plantas umidificadoras: Espécies que melhoram a qualidade do ar
Primeiramente, não se esqueça de colocar as plantas que ficam do lado de fora da casa para dentro. Isso vai evitar que elas congelem, estraguem, percam seus nutrientes e também quebrem. Não se esqueça de deixar as plantas que precisam de sol perto das janelas! Entretanto, se as temperaturas estiverem muito baixas, a janela também estará fria. É preciso ter atenção.
Como cuidar das plantas no inverno: maneire na rega
A rotina desses organismos muda no inverno. Por isso, não é preciso regar com a mesma frequência dos dias quentes. O tempo úmido também deixa o solo onde a planta está mais fresco, sem chance de secar rapidamente. Lembre-se de molhar apenas a parte de solo e não diretamente nas folhas.
Mantenha uma fonte de calor por perto
Além da luz solar, é interessante manter uma fonte de calor para que as plantas continuem crescendo de forma saudável. Assim, luzes amarelas ajudam nesse quesito.
Se não conseguir retirar as plantas do lado exterior do ambiente, opte por mantas térmicas para proteger as plantas do vento forte noturno. Ao amanhecer, retire a manta para que o organismo receba os nutrientes da luz solar.
Como cuidar das plantas no inverno: não exagere na adubação e poda
Durante essa estação, não é preciso exagerar na adubação e nem na poda das plantas. Elas têm dificuldade de crescer no frio, por isso, podar demais pode fazer mal para o organismo. O ideal é realizar esse procedimento no final do inverno, assim as plantas ficam preparadas para a florescer bastante na primavera.
O mesmo serve para o adubo. Assim, opte por adubar antes do início do inverno e semanas antes do início da primavera. Não mantenha o mesmo ritmo de adubo de outras estações.
Cuidado com fungos
Esse período é propício para a propagação de fungos e bactérias nas plantas. A umidade torna o solo perfeito para a morada desses microrganismos, por isso, não exagere na água! Então, proteja as plantas com a ajuda de fungicidas e inseticidas.
Como cuidar das plantas no inverno: plantas de inverno
Por fim, investir em plantas de inverno também é uma ótima opção! Elas se sentem mais confortáveis durante as baixas temperaturas.
- Amor-Perfeito;
- Angelônia;
- Boca de Leão;
- Cravo;
- Dália;
- Gerânio;
- Girassol;
- Hortênsia;
- Lavanda;
- Prímula;
- Tulipa.
Leia também: NO2: plantas que absorvem o poluente e melhoram o ar