Como conservar coentro, salsinha e cebolinha? Dicas práticas

Alimentação Bem-estar Casa
15 de Março, 2022
Como conservar coentro, salsinha e cebolinha? Dicas práticas

Coentro, salsinha e cebolinha são ervas presentes em diversas casas brasileiras. Elas servem como ótimos temperos em diversas receitas, mas podem estragar rapidamente se deixadas na geladeira da forma errada. Veja, então, como conservar coentro, salsinha e cebolinha:

Benefícios do coentro, da salsinha e da cebolinha

O coentro é rico em compostos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e combatem a ação dos radicais livres no corpo, ajudando a prevenir doenças crônicas e envelhecimento precoce. A vitamina A presente nele é especialmente boa para a saúde dos olhos, enquanto o potássio protege o coração.

A salsinha, por outro lado, é rica em inúmeros nutrientes. Cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco, vitamina C e até proteína vegetal são alguns deles.

Por fim, a cebolinha carrega cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A, C e K.

Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença

Como conservar coentro, salsinha e cebolinha

Primeiramente, comece lavando as folhas em água corrente. Depois, transfira-as para um recipiente grande, encha-o com água (aproximadamente um litro) e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e lembre-se de enxaguar bem em seguida.

Depois, é hora tirar toda a umidade: quanto mais você secar as ervas, mais vida útil na geladeira garante para elas. Isso porque a umidade propicia o crescimento de fungos e bactérias que deterioram os alimentos.

Um secador de verduras poderá ser um grande aliado na tarefa. O seu uso é bem fácil: basta colocar as folhas dentro do aparelho e girá-lo rapidamente. Contudo, um processo ainda mais simples exige apenas um pano de prato. Para isso, enrole as folhas no tecido, formando uma pequena trouxa, e dê suaves batidas com o pano em uma mesa ou na pia.

Agora, você pode picá-las para facilitar a sua vida na cozinha! Por fim, lembre-se de guardar as ervas em sacos plásticos do tipo “zip-lock” ou em potes com tampa. Há quem misture as três e faça uma espécie de pasta, adicionando alho e cebola amassados, para ainda mais praticidade.

Pode congelar?

Sim! E aqui vai uma dica: dá para congelar em forminhas de gelo com um pouco de água. Assim, você só descongela o que for usar na receita em questão.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Alimentação

Cuidados com a alimentação para curtir a folia

As longas horas de danças e marchinhas, muitas vezes acompanhadas de bebidas alcoólicas e do sol quente, pedem um cuidado redobrado com a alimentação. O que

Alimentação

Como manter o corpo hidratado no bloquinho

Mais do que nunca, o carnaval é uma das épocas do ano em que manter o corpo hidratado se torna fundamental. A maior festa popular do

Porções menores
Alimentação

Porções menores, mais nutrientes no dia a dia

O apetite diminuiu e está difícil ajustar sua alimentação a essa nova realidade? Esse é um dos principais desafios durante o tratamento com as canetas injetáveis.