Como armazenar laranja da maneira certa e preservar os nutrientes?
A laranja é um alimento muito benéfico para a saúde, afinal, ele é rico em vitamina C e também deixa o organismo mais forte. Comprou um saco cheio de frutas e não sabe conservá-las direito? Confira, então, dicas importantes sobre como armazenar laranja da maneira certa:
Um hábito bem comum nas casas brasileiras é guardar as frutas na geladeira, mas no caso da laranja, ela deve ser colocada em um local fresco e arejado. Na geladeira, que tem muita umidade, a fruta acaba amadurecendo de forma mais rápida, além de perder as vitaminas.
A luz do sol também não faz bem para o alimento, por isso, guarde-o longe de janelas. O brilho natural reduz o tempo de vida das frutas cítricas. E se você não quer congelar, não guarde em sacos plásticos: prefira as caixas de papelão.
Leia também: Laranja: Benefícios e como incluir a fruta na dieta
Ademais, não amassar as laranjas também é uma dica necessária para garantir a saúde das mesmas, por isso, na hora de armazená-las, não coloque nenhum peso em cima. Além disso, se você percebeu que alguma laranja começou a apodrecer, descarte-a imediatamente! Ela pode contaminar as outras.
Como armazenar a laranja congelada
É até possível congelar as laranjas, mas elas não ficarão tão boas para comer quando descongeladas. Contudo, elas ainda podem integrar sucos, caldas, saladas e iogurtes. Aqui, o ideal descascar cada unidade, removendo as sementes e as partes brancas.
Os gomos podem ser guardados em sacos específicos para o freezer e a fruta dura meses se armazenada de maneira correta. No caso do suco de laranja, também é possível armazená-lo com cuidado. Encha garrafas de vidro até o topo para que não haja risco de entrar ar no recipiente. A bebida pode ser deixada na geladeira ou, então, longe da luz solar.