O que comer para viver mais – e melhor

Alimentação Bem-estar
07 de Janeiro, 2020
O que comer para viver mais – e melhor

O desejo de viver mais e melhor é, com certeza, compartilhado por muitas pessoas ao redor do mundo, que cada vez mais buscam a fórmula para a longevidade. Surpresa: a receita está no que comer.

Claro, não há um cardápio fechado e, certamente, diversos outros fatores fazem parte do que determina o quanto viveremos. Entretanto, podemos fazer com que nossa alimentação nos garanta, pelo menos, mais qualidade de vida. 

Hoje, a expectativa de vida mundial é de 72,04 anos e, no Brasil, 75,51 anos. Como podemos aumentar esse número? A resposta está, entre outras coisas, no estilo alimentar que seguimos.

O que incluir no cardápio para viver mais – e melhor

Folhas verdes

Folhas verdes são altamente nutritivas e ajudam a garantir uma vida mais saudável. Não só, auxiliam na perda de peso. Assim, vale lembrar que a obesidade é uma doença de alto risco à vida. Além disso, as folhas de cor verde, como espinafre e alface, possuem propriedades capazes de combater o surgimento de câncer e, mais, podem diminuir o risco de diabetes.

Leia também: Alimentos com mais ferro que carne vermelha

Feijão

As diversas variedades de feijão são realmente cheias de vida. Rica em vitaminas, minerais, proteínas, bem como fibras, essa leguminosa é verdadeiramente um superalimento. Além disso, saciará sua fome por horas.

Também, alguns minerais encontrados em abundância no alimento são potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio. Não só, o feijão, especialmente o preto, é excelente fonte de proteína vegetal. 

Leia mais: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Cebola

Seja branca ou roxa, a cebola é sempre uma boa opção e, graças à versatilidade, pode ser incluída em diversas receitas. É rica em propriedades excelentes para a saúde e que são aliadas da longevidade. Por exemplo, a cebola é ótima na luta contra doenças que atingem o sistema cardiovascular, bem como o imune. Não só, pode combater o aparecimento de câncer e os sintomas da diabetes tipo 2.

Cogumelos

Saborosos e saudáveis, os cogumelos são perfeitos para integrar a dieta de quem deseja viver mais. Atualmente, a China é o país que mais os consome, cuja expectativa de vida é de 76 anos, seguida da Itália (82 anos).

Considerados um dos alimentos mais saudáveis, bem como um dos mais recomendáveis de todo o mundo, os cogumelos comestíveis vêm em diversas formas e variedades. 

De modo geral, são ricos em vitaminas, proteína vegetal e muitas vitaminas e sais minerais. Portanto, são verdadeiros “fungos da longevidade”. 

Frutas vermelhas

As tão queridas frutas vermelhas são diversas. Desde as framboesas até os morangos, são todas excelentes para o corpo. Ricas em vitaminas, elas são low carb, ajudam no emagrecimento, bem como são fonte de fibras. Tambpem, excelente opção de lanche saudável, especialmente no verão, devido à refrescância.

Além disso, o consumo de frutas vermelhas está diretamente ligado à diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, bem como diabetes e tipos de câncer.

Leia mais: As melhores frutas para desinchar a barriga

Nozes

Presentes nos lanchinhos saudáveis, as nozes são fonte de gordura boa e ajudam no funcionamento intestinal.

Não só, além de seu sabor agradável e sua versatilidade, são fonte de minerais e antioxidantes, que garantem a boa saúde do organismo e a potência do sistema imunológico. Da mesma forma, são abundantes em ferro, zinco, cálcio e especialmente em vitamina E.

Leia mais: Diferença entre gordura boa e gordura ruim

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva