Comer uma maçã por dia melhora a saúde do coração, diz estudo

Alimentação Bem-estar Saúde
09 de Novembro, 2022
Comer uma maçã por dia melhora a saúde do coração, diz estudo

Rica em vitaminas, antioxidantes e fibras, a maçã ajuda no controle do peso e aumenta a imunidade. Além disso, a fruta é cardioprotetora, uma vez que possui grandes quantidades de quercetina. A substância é eficaz na redução de inflamação em pessoas com doenças cardíacas e hipertensão. Um estudo recente descobriu, ainda, a presença de outra substância que melhora a saúde do coração, reforçando, assim, os benefícios de comer uma maçã por dia.

Pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido descobriram que os flavan-3-ols, do grupo dos flavonoides, estão presentes na fruta e atuam na melhora da pressão arterial, do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue. 

“Para reduzir o risco de doença cardiovascular, recomendamos consumir de 400 a 600 mg de flavan-3-ols por dia. Isso equivale a duas xícaras de chá verde, algumas frutas vermelhas e uma maçã. É muito mais eficaz ingerir a quantidade diária por meio de alimentos ou bebidas saudáveis ​​do que tomar um suplemento”, explica Gunter Kuhnle, da Universidade de Reading, na Inglaterra, ao Daily Mail.

Outros alimentos ricos neste composto são: chá verde, chá preto, amoras, cranberries, chocolate amargo, vinho tinto e frutas vermelhas.

Comer uma maçã por dia

Além de promover benefícios para a saúde do coração, comer uma maçã por dia é um hábito que traz outros efeitos positivos para o corpo. Isso porque ela é uma fruta que oferece uma dose alta de prebióticos, fibras que melhoram a saúde gastrointestinal e aumentam a absorção de cálcio. Além disso, as fibras também garantem mais saciedade, fator que ajuda no controle do peso.

Um outro estudo, da Jama Internal Medicine, ainda revelou que pessoas que ingeriam pelo menos uma maçã por dia exigiam menos consultas médicas, internações hospitalares e medicamentos prescritos do que aqueles que não comiam maçãs.

Por fim, ao comer uma maçã por dia, você já garante 14% de seu valor diário de vitamina A e 11% de seu valor diário de vitamina C. A melhor forma de consumi-la é in natura. Ela pode fazer parte do café da manhã e lanche da tarde ou servir como sobremesa. Entretanto, também é possível preparar sucos, smoothies e outras receitas com a fruta.

Leia também: Maçã em jejum emagrece? Saiba mais sobre a tendência

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia