Como comer saudável nos restaurantes por quilo

10 de setembro, 2019

O restaurante por quilo é um clássico, principalmente na hora do almoço durante a semana. Recheados de bandejas com opções variadas que enchem os olhos – e os pratos –, eles podem se tornar verdadeiros inimigos da alimentação saudável.

“Os restaurantes por quilo possuem dois malefícios consideráveis para quem busca uma alimentação adequada: ofertar muitas opções diferentes e o fato de não conhecermos o modo de preparo desses alimentos”, observa Priscilla Ceci, nutricionista clínica, mestre em nutrição e saúde e professora de nutrição do Centro Universitário IESB. 

Ela diz que, dessa forma, se abre uma brecha para escolhas ruins na hora de fazer o prato. Além disso, sem saber você pode consumir ingredientes como realçadores de sabor, muito sal e, até mesmo, micro-organismos patogênicos. “Contudo, se for um restaurante em dia com a vigilância sanitária, que disponibiliza para o público o modo de preparo dos alimentos e você souber realizar boas escolhas ou for bem orientado por um nutricionista, esses efeitos negativos podem ser eliminados.”

Veja abaixo as dicas infalíveis que Priscilla preparou para te ajudar a evitar as tentações e fugir dos exageros no restaurante por quilo. 

Leia também: Lanchinhos low carb para comer no trabalho

  • Fique atento ao tamanho do prato, pois, em geral, os restaurantes oferecem pratos grandes com o intuito de incentivar você a comer mais.
  • Comece pela salada e aposte em verduras e legumes. São ótimas fontes de fibra e dão maior saciedade. 
  • Evite colocar no prato muitos alimentos de um mesmo grupo, por exemplo, carboidratos (arrozmacarrão, purê de batata). Escolha uma opção de cada categoria.
  • Fuja da vontade de experimentar de tudo um pouco. Isso te leva a comer mais que o necessário.
  • Dê preferência aos alimentos naturais.
  • Procure não almoçar muito tarde para não chegar ao restaurante com tanta fome. Essa é uma boa estratégia para comer menos.
  • Deixe as frituras de lado e opte por versões grelhadas, assadas ou cozidas dos alimentos.

Leia também: Como preparar marmitas saudáveis

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.