Como comer saudável nos restaurantes por quilo

Alimentação Bem-estar
10 de Setembro, 2019
Como comer saudável nos restaurantes por quilo

O restaurante por quilo é um clássico, principalmente na hora do almoço durante a semana. Recheados de bandejas com opções variadas que enchem os olhos – e os pratos –, eles podem se tornar verdadeiros inimigos da alimentação saudável.

“Os restaurantes por quilo possuem dois malefícios consideráveis para quem busca uma alimentação adequada: ofertar muitas opções diferentes e o fato de não conhecermos o modo de preparo desses alimentos”, observa Priscilla Ceci, nutricionista clínica, mestre em nutrição e saúde e professora de nutrição do Centro Universitário IESB. 

Ela diz que, dessa forma, se abre uma brecha para escolhas ruins na hora de fazer o prato. Além disso, sem saber você pode consumir ingredientes como realçadores de sabor, muito sal e, até mesmo, micro-organismos patogênicos. “Contudo, se for um restaurante em dia com a vigilância sanitária, que disponibiliza para o público o modo de preparo dos alimentos e você souber realizar boas escolhas ou for bem orientado por um nutricionista, esses efeitos negativos podem ser eliminados.”

Veja abaixo as dicas infalíveis que Priscilla preparou para te ajudar a evitar as tentações e fugir dos exageros no restaurante por quilo. 

Leia também: Lanchinhos low carb para comer no trabalho

  • Fique atento ao tamanho do prato, pois, em geral, os restaurantes oferecem pratos grandes com o intuito de incentivar você a comer mais.
  • Comece pela salada e aposte em verduras e legumes. São ótimas fontes de fibra e dão maior saciedade. 
  • Evite colocar no prato muitos alimentos de um mesmo grupo, por exemplo, carboidratos (arrozmacarrão, purê de batata). Escolha uma opção de cada categoria.
  • Fuja da vontade de experimentar de tudo um pouco. Isso te leva a comer mais que o necessário.
  • Dê preferência aos alimentos naturais.
  • Procure não almoçar muito tarde para não chegar ao restaurante com tanta fome. Essa é uma boa estratégia para comer menos.
  • Deixe as frituras de lado e opte por versões grelhadas, assadas ou cozidas dos alimentos.

Leia também: Como preparar marmitas saudáveis

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra