Comer muito doce pode causar tontura; riscos e como evitar
Sentir vontade de comer doces de vez em quando é natural. O problema é quando o consumo passa a ser exagerado. Tais alimentos podem causar diversas complicações para a saúde. Além da questão do ganho de peso e do risco do desenvolvimento de diabetes, outros sintomas podem surgir em decorrência do excesso de açúcar. A tontura, por exemplo, é um efeito colateral bastante comum em pessoas que têm o hábito de comer muito doce, mas recebe pouca atenção.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a tontura causada pelo excesso de doces é um sintoma que atinge cerca de 30% da população global. Isso acontece devido ao pico de insulina provocado no organismo. “Eles [doces] fazem com que a glicose seja rapidamente absorvida pelas células. Isso acarreta uma queda posterior na glicose. Em geral, açúcares simples causam picos de insulina no sangue. Resultando, assim, em sensação de tontura ou fraqueza”, explica o médico Ricardo Schaffeln Dorigueto.
Comer muito doce: aimentos que causam tontura
Ao falar sobre doces, muitas pessoas pensam somente no consumo de chocolates. Entretanto, a tontura não é um sintoma exclusivo da ingestão de chocolate. Na verdade, deve-se comer com moderação qualquer tipo de doce. Os carboidratos simples, por exemplo, pães, massas e batatas, também entram na conta, já que possuem um alto teor de açúcar.
Veja quais alimentos não devem ter seu consumo abusado:
Além disso, o profissional destaca que é possível comer doces com frequência desde que sejam feitas escolhas mais saudáveis. “É importante consumir chocolates em pequenas quantidades e sem açúcares. Dê preferência aos que tenham mais de 60% de cacau, pois oferecem mais benefícios”, aponta.
Quanto maior for a porcentagem de cacau do chocolate, melhor. Isso porque, além de tal alimento representar uma menor quantidade de açúcar e gordura, o cacau é rico em minerais importantes para o organismo como cobre, ferro, zinco e vitaminas. O médico ainda destaca a presença dos flavonoides no ingrediente. Tais compostos possuem, sobretudo, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras.
Leia também: Comer só chocolate por um dia: saiba os riscos do desafio do TikTok
Tontura: diagnóstico e riscos
Geralmente é fácil notar quando sentimos tontura. Mas não é tão simples descobrir a causa do sintoma. Paciente com diabetes, hipertensão e esclerose múltipla, por exemplo, estão acostumados a sentir tontura. Justamente por ser um sintoma comum a diferentes doenças, é difícil que ele seja associado ao consumo de doces tão rapidamente.
Por isso, o ideal é que um médico seja consultado. Dessa forma, a partir de um diagnóstico profissional, é possível identificar o real problema e saber como tratá-lo.
Fonte: Ricardo Schaffeln Dorigueto, otoneurologista e otorrinolaringologista do Hospital Paulista