Comer só chocolate por um dia: saiba os riscos do desafio do TikTok

Alimentação Bem-estar
05 de Maio, 2022
Comer só chocolate por um dia: saiba os riscos do desafio do TikTok

O que você diria se alguém te pedisse para comer só chocolate por um dia? Roberta Almeida Marquardt, de 21 anos, decidiu colocar essa proposta em prática. Ela publicou um vídeo no TikTok cumprindo o desafio e, com isso, somou mais de 1 milhão de visualizações. Durante o vídeo de 59s, a jovem mostra os alimentos (todos com chocolate) consumidos durante aquele dia e os respectivos horários. Em seu perfil, existem, ainda, outras publicações que seguem essa mesma linha, mas voltadas para outras temáticas, como “Comendo só comidas brasileiras por um dia” e “Comendo só comidas de padaria por um dia”. Apesar de a brincadeira ter acontecido apenas uma vez, a nutricionista Carol Maretto apontou alguns riscos do desafio de comer somente chocolate durante um dia.

Barras de chocolate, sorvete, croissant, bolachas e bombons fizeram parte das refeições de Roberta. Tais alimentos possuem grandes quantidades de açúcar, gorduras. Por outro lado, são carentes de vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A profissional explica que problemas podem ser acarretados a médio e longo prazo a partir da brincadeira veiculada no TikTok. 

“Esse tipo de estratégia não oferece energia adequada para o corpo, podendo causar dores de cabeça, diarreias, oscilação de humor e compensações alimentares. Além disso, pode interferir no metabolismo e até mesmo facilitar o aparecimento de doenças”, afirma.

Em prol de uma alimentação adequada, as refeições precisam contemplar os principais nutrientes: proteína, lipídios, carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras e água. Tendo isso em mente, é possível montar pratos equilibrados e nutritivos.

Comer chocolate todos os dias

Há quem diga que comer chocolate só é liberado aos fins de semana. Entretanto, caso você não abra mão de um docinho, a nutricionista afirma que não há problema em consumir diariamente, basta fazer escolhas mais conscientes.

“Comer chocolate todos os dias não é uma prática contraindicada. Na verdade, depende do tipo de chocolate e da quantidade que será consumida”. Chocolates amargos, acima de 70%, por exemplo, podem ser ingeridos diariamente em quantidades moderadas (até 20g).

Por outro lado, chocolates ao leite e branco têm mais gordura e açúcar e, por isso, devem ser consumidos com uma frequência menor. Além disso, a profissional aponta o melhor horário do dia para comer chocolate. “Sempre após uma refeição, almoço ou jantar, assim, o doce não causará picos de insulina”, esclarece.

Leia também: Chocolate pode ter salmonella?

Por que tenho muita vontade de comer chocolate?

Algumas pessoas relatam sentir diariamente uma vontade quase incontrolável de comer chocolate. Existem alguns motivos que podem justificar o desejo descabido pelo alimento. Veja alguns exemplos citados pela especialista:

  • Dieta muito restrita (o corpo busca energia nos doces);
  • Estar habituado a comer chocolate todos os dias;
  • Deficiência de nutrientes — magnésio, por exemplo.

“Além disso, o chocolate consumido em quantidade e horário inadequados aumenta os níveis de açúcar no sangue.O que, consequentemente, afeta a insulina. Então, quando essa energia cai, vem a vontade de mais chocolate para trazer a sensação de bem-estar e prazer novamente”, completa Carol. 

Acima de tudo, o perigo associado a esse desejo é o desenvolvimento de um vício, que pode acarretar um consumo inadequado que aumenta os riscos de doenças como diabetes e obesidade.

Diminuir o consumo de chocolate

Sempre que possível, o ideal é manter um acompanhamento com um profissional da área. Entretanto, existem alguns hábitos que podem ser adotados a fim de uma diminuição no desejo de doces:

  • Reduza as quantidades para, assim, se desligar desse hábito;
  • Beba mais água;
  • Consuma mais proteínas ao longo do dia;
  • Preze por um sono de qualidade;
  • Faça exercícios físicos;
  • Caso seja necessário, reponha nutrientes;
  • Por fim, busque outras fontes de prazer.

Fonte: Carol Maretto, nutricionista especialista em hipotireoidismo.

.

Leia também:

coenzima q10
Alimentação Bem-estar

Para que serve a coenzima Q10? Conheça os benefícios do composto

A coenzima Q10 participa de diversas funções do organismo, entre elas a produção de energia

mulher sorrindo em uma aula de pintura
Bem-estar Equilíbrio

O que é uma pessoa neurodivergente? Importância da inclusão

Entenda o conceito de neurodiversidade e as diferenças entre pessoas neurotípicas e neurodivergentes

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva