O que significa comer com moderação?

26 de setembro, 2019

Você já deve ter escutado o termo “comer com moderação”, mas sabe o que isso significa exatamente?

Será que é possível comer qualquer coisa sem comprometer a saúde e a dieta, desde que não exagere? 

Comer com moderação é uma frase destinada a ajudar a evitar sentimentos de privação quando você está tentando manter uma alimentação saudável. 

Embora, em teoria, seja um conselho prudente, na realidade não faz sentido, pois é ambíguo demais para ser útil e pode ser problemático para quem tenta manter ou perder peso. 

Há quem defina “moderada” uma pequena fatia de bolo ou torta duas vezes por semana. Mas, ao mesmo tempo, quem adora sobremesa pode estar convencido de que isso significa doce duas vezes por dia. 

Leia também: Açúcar causa inflamação no organismo?

Ou seja, o problema é que moderação significa uma coisa diferente para cada pessoa – e para cada comida. 

Um estudo publicado na revista americana Appetite descobriu que somos bem mais generosos no nosso conceito de moderação quando se trata de nossos alimentos favoritos, e aí damos adeus ao autocontrole.

Para os cientistas, precisamos parar de usar comer com moderação como se fosse uma instrução clara de como as pessoas deveriam se alimentar. 

O conceito é tão subjetivo que acaba servindo mais para justificar a dieta atual das pessoas do que para estimular mudanças de hábito.

Isso implica que é aceitável comer bolacha recheada, fritura ou tomar um sorvete, mas contanto que sejam pequenas porções e não regularmente.

Não existe regra, mas para definir o que significa moderação na sua alimentação diária, aqui está uma ajuda:

  • Siga uma abordagem 90/10, o que significa que faço 90% das minhas escolhas alimentares saudáveis, deixando 10% de espaço de manobra para meus deslizes (pizza, biscoitos, sorvete).  Também, depois de se alimentar de forma saudável, não há muito espaço para as coisas menos nutritivas.
  • Se você estiver contando calorias, tente limitar a ingestão desses alimentos de 150 a 200 calorias totais por dia. 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.