Comer com as mãos torna a comida mais apetitosa, diz estudo

Alimentação Bem-estar
28 de Fevereiro, 2020
Comer com as mãos torna a comida mais apetitosa, diz estudo

Algumas comidas parecem viciantes de tão boas e, agora, um estudo comprovou que comer com as mãos pode tornar a comida ainda mais apetitosa. Basicamente, comer com as mãos não é sempre socialmente bem visto, mas certamente torna tudo mais gostoso.

O estudo foi feito por cientistas dos Estados Unidos, que buscaram relacionar a sensação de controle em relação a comida e o toque. Sendo assim, comprovaram que quando tocamos a comida, ou seja, comemos com a mão, a comida torna-se mais saborosa.

Mãos X comida

A chefe do estudo, a cientista Adriana V. Madzharov, decidiu dividir 45 estudantes em dois grupos. Uma metade comeria uma porção de queijo usando talheres e, a outra, usaria suas próprias mãos. Por fim, a segunda metade comeu mais e fez mais comentários sobre o quão apetitoso o queijo era. Anteriormente, as opiniões dos dois grupos eram iguais em relação ao queijo. 

Sendo assim, a análise objetivou estudar o autocontrole humano em relação à comida e a forma como a consumimos. Dessa forma, a primeira metade do grupo demonstrou ter mais controle das porções ingeridas e soube conter seus “gatilhos”. 

Leia mais: Quando o estresse vira compulsão alimentar

Conclusão do estudo

Finalmente, a conclusão foi: experiências sensoriais podem manipular o autocontrole. Dessa forma, essa informação pode nos ajudar a nos relacionar melhor com a comida, evitando episódios de compulsão, por exemplo. 

Leia mais: Estratégias para controlar a compulsão alimentar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o