Comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro, diz ciência
Nem abacate, nem goji berry: se você realmente quer se manter saudável, tente um pedaço de chocolate todos os dias. Comer regularmente essa delícia feita de cacau pode ajudar a proteger o cérebro do declínio cognitivo, de acordo com uma nova revisão da Universidade de L’Aquila, na Itália. Porém, vale ressaltar que a análise foi feita com base no chocolate amargo.
Recheado com antioxidantes e ferro, o chocolate amargo já fez seu nome como uma escolha inteligente para os amantes de sobremesas.
Assim, comer um pouco todos os dias ajuda a melhorar a atenção, a velocidade de processamento, a memória de trabalho e a fluência verbal, com base na compilação recente de estudos anteriores.
O que dizem os especialistas
“A ingestão regular de cacau e chocolate pode realmente trazer efeitos benéficos ao funcionamento cognitivo ao longo do tempo”, disseram os autores da revisão Valentina Socci e Michele Ferrara. A análise, publicada na Frontiers in Nutrition, constatou que idosos em risco de declínio da memória receberam as maiores vantagens de comer chocolate.
Consumir chocolate amargo também ajudou adultos jovens e saudáveis a ter um desempenho melhor em testes cognitivos, embora o efeito tenha sido mais sutil.
Leia também: Açúcar invertido: O que é e para que serve?
Por que o chocolate amargo faz bem?
Os benefícios poderosos vêm dos flavonoides de cacau, um composto conhecido por seus benefícios à saúde. O chocolate amargo tem muito mais flavonoides que a versão ao leite, mas você também pode encontrá-los em maçãs, peras e uvas, entre outros alimentos.
Além disso, um tipo especial de flavonoide suporta um sistema cardiovascular saudável e pode aumentar o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro particularmente afetada pelo envelhecimento. Mas, os especialistas alertam para não comer muito, principalmente se a barra estiver cheia de açúcar e outros aditivos.
Embora nenhuma comida faça milagres, felizmente, a escolha de chocolate amargo também pode evitar desejos por sobremesas mais açucaradas e gordurosas.