Como comer abacate sem culpa? Veja dicas
O abacate é uma das frutas que mais se destaca por sua qualidade nutricional. Nessa fruta, encontramos uma coletânea incrível de nutrientes. São grandes quantidades de vitaminas A, B, D e E, minerais, proteínas e fibras. Além disso, contém ácidos graxos do tipo ômega, fitoesteróis, tocoferóis e esqualeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas, você sabe como comer abacate sem culpa?
Os abacates também têm 10 gramas de fibra e são naturalmente livres de sódio, colesterol e trans. Portanto, substituir alimentos que não contêm nutrientes por eles é uma vitória para a saúde.
Será que, frente a todos esses benefícios, é possível comer abacate sem culpa? Você já pode ter se perguntado, então, se existe um limite saudável para a ingestão do superalimento.
Como comer abacate sem culpa?
Como qualquer alimento, é bom ter em mente os tamanhos das porções. Apesar de fonte de nutrientes, o abacate é rico em gordura e calorias. Uma unidade tem cerca de 250 a 320 calorias, e 20 gramas de gordura.
O tamanho da porção ideal por dia é ⅓ de uma fruta média. Mas, a maioria das pessoas come mais do que isso.
Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta
Embora não ocorra nenhum dano imediato se você comer um abacate inteiro todos os dias, as calorias e a gordura da fruta podem ultrapassar as suas necessidades diárias. Se você estiver em uma dieta de 1.500 calorias, por exemplo, um abacate inteiro contribui com quase 20% da sua cota para o dia. Ou seja: abacate sem culpa pode levar ao ganho de peso ao longo do tempo, portanto, não exagere.
Vale lembrar que o número exato de abacates – e gorduras saudáveis em geral – que uma pessoa pode comer depende do nível de atividade, da ingestão calórica necessária e do que mais se está consumindo. Portanto, não há recomendações precisas de um tamanho único. É preciso dar uma olhada em toda a dieta de alguém para fazer uma recomendação sobre quanto abacate é saudável para ela.