Comer a mesma comida todo dia é saudável?
Será que comer a mesma comida todo dia é saudável? Apesar de ser prático, comer os mesmos alimentos e ingredientes diariamente pode não apenas ser tedioso, mas também pode impedir que o corpo seja nutrido por uma diversidade de nutrientes. Ou seja, ao fazer a mesma refeição todos os dias, o organismo pode não receber todos os nutrientes dos quais necessita.
Há alguma vantagem em comer a mesma comida todo dia?
Comer a mesma comida todo dia não é de todo ruim, apesar de não ser recomendável. É uma atividade que apresenta algumas vantagens, em especial a praticidade que garante para o dia a dia. Porém, a praticidade pode causar tédio e monotonia. Por isso, é importante manter uma dieta variada e balanceada.
Porque comer a mesma comida todos os dias não é saudável
A maior desvantagem de fazer as mesmas refeições diariamente está principalmente ligada ao risco de má nutrição. Por exemplo, ao escolher comer frango todos os dias no almoço, é possível que haja falta de ômega-3 e demais ácidos graxos, pois eles estão principalmente presentes em peixes gordurosos, como o salmão.
Sendo assim, a variedade das refeições é necessária como forma de garantir uma variada ingestão de nutrientes de todos os tipos.
Leia mais: Como organizar a cozinha para ajudar no emagrecimento
Prós x Contras
Prós
- Pode facilitar a perda de peso
- Torna mais fácil o controle das porções consumidas
- Ajuda a disciplinar o organismo
- É prático e econômico
Contras
- Pode causar deficiências nutricionais
- Sensação de tédio e monotonia
- Pode tornar as refeições desinteressantes
- Aumento da vontade de alimentos “fora da dieta”, como doces e industrializados
- O corpo pode desenvolver intolerância à determinados alimentos que deixaram de ser consumidos com frequência
Por que uma dieta balanceada é importante?
Uma dieta equilibrada é importante porque os órgãos e tecidos precisam de nutrição adequada para funcionar de maneira eficaz. Portanto, sem uma boa nutrição, o corpo é mais propenso a doenças, infecções, fadiga e mau desempenho. Crianças com dieta pobre correm o risco de problemas de crescimento e desenvolvimento e baixo desempenho acadêmico. Ainda, maus hábitos alimentares podem persistir pelo resto de suas vidas.
Dessa forma, os níveis crescentes de obesidade e diabetes pelo mundo são exemplos dos efeitos de uma dieta pobre e da falta de exercício. Além disso, doenças cardíacas, câncer e acidente vascular também estão relacionados à alimentação.
Leia também: O que acontece com o corpo quando você se alimenta de forma saudável