Comedões (cravos): o que são e como tratar

1 de julho, 2022

Os comedões, também conhecidos como cravos, são aqueles pontinhos pretos ou brancos que surgem na zona “T” do rosto (testa, nariz e queixo) e demais áreas oleosas do corpo, como colo, costas e ombros. Assim, a condição surge a partir de uma anormalidade na queratinização, que deixa o folículo piloso obstruído por células, queratina ou sebo em excesso. 

A boa notícia é que o desconforto é apenas estético e não existe sintoma. Porém, em alguns casos, os comedões podem se transformar em espinhas inflamadas.

Tipos de cravo

Existem dois tipos de cravo, portanto, confira abaixo quais são eles:

  • Branco (fechado): bolinha pequena e esbranquiçada, devido a pele que cobre o poro da glândula. Costuma surgir em regiões sebáceas.
  • Preto (aberto): ponta escura por conta da oxidação da queratina, célula ou sebo em contato com o ar. O poro fica aberto e dilatado, outras impurezas também contribuem para a aparência.

Causas dos comedões

As causas para o surgimento de comedões são diversas. Desse modo, confira as principais:

  • Aumento de hormônios andrógenos circulantes;
  • Doenças com alterações hormonais;
  • Fator genético;
  • Excesso de exposição solar;
  • Uso de cosméticos oleosos.

Tratamento para comedões

A rotina de cuidado diário é a melhor forma de prevenir o surgimento de cravos. Dessa maneira, aposte em sabonetes, tônicos, filtros solares e dermocosméticos com ácido salicílico para controlar a oleosidade e evitar o excesso de sebo nos poros.

A pessoa não deve espremer os comedões por conta própria, já que a tentativa pode deixar manchas e cicatrizes. Além disso, espremê-los pode desencadear uma lesão de acne no local. 

A limpeza de pele profissional ajuda não só a remover impurezas acumuladas, como também melhora o incômodo estético. Portanto, procure um médico dermatologista para saber o melhor tratamento para seu caso.

Rotina de skincare para pele com cravos 

Você sabia que é possível investir em uma rotina de skincare para pele acneica?

“A melhor rotina é a lavagem adequada, seguida de um ácido que promova a descamação folicular, associado a hidratação e filtro solar”, indica Dra. Barbara Poggi, dermatologista clínica, especialista em cirurgia, cosmiatria e tricologia, da Human Clinic. 

Existem, contudo, outros produtos que também podem ser utilizados nessa rotina de skincare. Veja abaixo as nossas sugestões:

  1. Use gel de limpeza que limpa a pele de forma profunda e suave;
  2. Em seguida, passe um tônico com propriedades anti-inflamatórias que atua na purificação das camadas da pele;
  3. Por fim, faça hidratação com produtos que restabelecem os níveis de água da pele de maneira saudável.

Fonte:  Dra. Barbara Poggi, dermatologista clínica, especialista em cirurgia, cosmiatria e tricologia, da Human Clinic

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.