Colo do útero fechado ou aberto: o que significa?

Você sabe o que significa colo do útero fechado e colo de útero aberto? Se ainda não, então precisa ler este artigo completo sobre esse importante órgão do sistema reprodutivo da mulher.

De acordo com o Dr. Rogério Felizi, ginecologista da Unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, colo é a porção distal do útero que se comunica com a porção superior da vagina.

O colo do útero tem um formato cilíndrico, com comprimento que varia entre 2,5 e 3 cm. A sua extremidade superior continua com o corpo do útero, já a extremidade inferior termina em uma posição mais adiante na porção superior da vagina (porção vaginal do colo).

Assim, a abertura desse órgão também desempenha um papel importante em permitir que o sangue menstrual saia do útero e chegue até o canal vaginal. 

Além disso, assim que a mulher entra em trabalho de parto, o colo do útero se abre para que o bebê possa nascer. 

Qual a sua função?

O colo uterino possui várias funções, o ginecologista informa que o colo está localizado no orifício que comunica a cavidade uterina à parte superior da vagina, por onde sai a menstruação.

Dessa forma, essa parte do corpo também é responsável pela produção do muco cervical e pela manutenção da gravidez no útero até o início do trabalho de parto.

Sendo assim, o colo uterino deve permitir a passagem de espermatozoides para o útero, através do canal endocervical, produzir muco para facilitar esse processo e realizar o transporte de espermatozoides até as tubas uterinas. 

Ademais, de modo imunológico, esse órgão precisa reconhecer e prevenir a entrada de bactérias para evitar doenças.

Colo do útero fechado e colo do útero aberto 

O Dr. Rogério Felizi ensina que, normalmente, o colo uterino se encontra fechado: “no colo uterino está localizado o orifício que comunica a cavidade uterina a porção superior da vagina, através do qual saiu a menstruação. Geralmente, esse orifício encontra-se fechado. O orifício abre apenas durante o trabalho de parto para passagem do bebê”, esclarece. 

O que causa alteração no colo do útero?

“As alterações do colo uterino estão geralmente associadas a processos infecciosos, entre esses processos que acometem o colo uterino o mais comum é que necessita mais atenção é infecção pelo vírus HPV”, alerta o médico da Unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Desse modo, a HPV é uma infecção sexualmente transmissível por meio do contato direto com pele ou com a mucosa infectada pelo vírus através do ato sexual vaginal, anal e oral com a pessoa infectuosa.

Além disso, é preciso ter conhecimento sobre o câncer do colo do útero, já que a sua principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV. 

Sintomas das alterações do colo de útero

De acordo com o ginecologista consultado, os principais sintomas associados a alterações do colo uterino são a presença de corrimentos ou sangramento fora do período menstrual.

Podemos citar outros sintomas relacionados ao câncer de colo de útero. Portanto, veja abaixo:

  • corrimento;
  • sangramento entre períodos de menstruação;
  • sangramento e dor após o ato sexual;
  • dores ao urinar;
  • urgência para urinar;
  • dor no baixo ventre;
  • sangramento intestinal;
  • aumento do volume abdominal;
  • dor na relação sexual;
  • constipação intestinal.

O Dr. Rogério Felizi lembra que o colo do útero saudável deve ter superfície lisa e coloração rosada. “Colorações muito avermelhadas ou superfície irregular podem ser sinal de alterações no colo uterino”.

É possível descobrir gravidez pelo colo do útero?

Como o colo do útero permanece fechado e firme também durante a gravidez, muitas mulheres querem saber se é possível descobrir se estão grávidas ao analisar o colo uterino. 

Dessa maneira, o especialista explica que durante a gestação, o colo uterino apresenta a textura mais amolecida, que pode ser identificada pelo médico durante o exame físico das gestantes. 

“Mas essa mudança na textura do colo uterino é identificada apenas por médicos experientes durante o exame físico e não deve ser usado como método para diagnóstico de gestação”, aconselha o Dr. Rogério Felizi. 

Leia também: Infecção no útero: Sintomas, causas e tratamento

Alterações do útero na gravidez

Por fim, perguntamos ao especialista como fica o colo uterino nas primeiras semanas de gravidez. Afinal, antes da gravidez, este órgão permanece fechado e firme. Então, à medida que a gravidez prossegue, o colo vai se preparando para o parto.

“Durante o início da gestação, o colo uterino apresenta textura amolecida. Assim, essa mudança pode ser identificada pelo médico durante o exame físico”, finaliza o doutor.  

Fonte: Dr. Rogério Felizi, ginecologista da Unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.