Clorofila: O que é, benefícios para a saúde e como consumir
A clorofila é um pigmento verde encontrado nas plantas e é responsável por sua cor. Além de colorir os alimentos, a clorofila também é responsável por seu crescimento saudável. Por isso, tornou-se um suplemento popular, uma vez que pode beneficiar também a saúde humana. Entre seus benefícios temos a eliminação de toxinas (efeito detox) e a prevenção de anemia. No entanto, nem todos os seus benefícios possuem embasamento científico confiável.
Para que serve a clorofila
A princípio, a clorofila é anti-inflamatória e, por isso, ela pode fortalecer a imunidade, prevenir problemas de pele e mais. Em especial, ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e os efeitos do sol sobre a pele. Além disso, ela atua na oxigenação do corpo e, por isso, beneficia a circulação sanguínea. Sendo assim, facilita a entrega de nutrientes em diferentes partes do corpo.
Leia também: Fucoxantina: O que é, para que serve e benefícios
Benefícios da clorofila para a saúde
Pele protegida
Por prevenir processos de inflamação, o pigmento verde reduz o risco de envelhecimento precoce da pele. Além disso, ajuda no processo de cicatrização, de acordo com um estudo de 2008. Ainda, previne o surgimento de espinhas, manchas, rugas e mais.
Protege a saúde do pâncreas
Além disso, ela pode prevenir a formação de células cancerígenas no pâncreas. Por isso, protege a saúde do órgão. Não só, ela ajuda a desinchar o órgão em casos de pancreatite.
Melhora a circulação do sangue
A clorofila beneficia a circulação sanguínea. Por isso, pode também fazer bem ao coração, por exemplo, prevenindo a formação de coágulos.
Leia mais: Quercetina: Conheça o poderoso antioxidante
Ajuda na eliminação de toxinas do corpo
Ela também é famosa por promover efeito detox. Ou seja, por ajudar na eliminação de toxinas do corpo. Isso beneficia a imunidade, a saúde do intestino e do corpo como um todo.
Leia também: Detox intestinal: O que é, como fazer e benefícios
Previne a anemia
Por fim, por conter ferro, ela ajuda a prevenir a anemia. Ou seja, ajuda a evitar que falte ferro no corpo.
Leia mais: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento
Como incluir a clorofila na alimentação
A clorofila pode ser obtida a partir dos alimentos de cor verde, como as folhas, os vegetais crucíferos, a exemplo do brócolis, e as frutas de mesma cor.
Não só, sua suplementação vem se tornando cada vez mais comum. Ela pode ser feita na forma de cápsulas ou em pó. Em geral, a versão em pó é usada em sucos, vitaminas e smoothies.