Clean label: o que quer dizer e como saber se o produto é “limpo”
A crescente tendência conhecida como clean label (em português, “rótulo limpo”) é ideal para os consumidores que buscam cada vez mais hábitos alimentares saudáveis e desejam evitar produtos ultraprocessados.
Um alimento clean label é um produto 100% natural, ou seja, livre de aditivos químicos, como conservantes, corantes, acidulantes e aromatizantes ou alergênicos. Sendo assim, os alimentos de rótulo limpo não passaram por processos artificias. Eles também contêm rótulos claros e sucintos sobre cada ingrediente – natural – contido em sua composição.
Não há regulamentação sobre o assunto no Brasil ou no exterior. Mas, segundo a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alguns pontos podem ser considerados. Assim, um alimento de rótulo limpo deve:
- Ser 100% natural ;
- Conter uma lista curta e simples com todos os ingredientes especificados e descritos com nomes comuns e que possam ser compreendidos pelo grande público;
- Ser minimamente processado, ou seja, só pode sofrer transformações mínimas.
Leia também: Açúcar escondido: Como ver no rótulo outros nomes para o ingrediente
Como incluir os clean label na alimentação
Leia os rótulos com atenção
O primeiro passo para incluir os alimentos de rótulo limpo na sua alimentação é saber como os identificá-los e lê-los corretamente. A princípio, os alimentos assim denominados contêm rótulos bastantes simples e sucintos, ou seja, não vai levar muito tempo até perceber que trata-se de um clean label. Portanto, se ele tiver uma lista curta e natural de ingredientes, pode ter certeza: seu rótulo é limpo.
Considere os benefícios
Os benefícios de incluir esses alimentos no dia a dia diversos, pois, por serem naturais e livres de substâncias artificiais, eles são também melhores fontes de nutrientes como as vitaminas, os minerais e os antioxidantes, além de evitarem o contato do organismo com conservantes, corantes e demais químicos que podem fazer mal à saúde.
Leia também: Anvisa aprova rótulo na frente das embalagens de alimentos