Chocolate amargo e ao leite: Você sabe qual a diferença?

22 de abril, 2020

O chocolate, seja o amargo ou o ao leite, é uma guloseima muita querida em todo o mundo. Mas qual é a diferença entre esses dois tipos? Historicamente, a receita de chocolate original consiste em na base feita de amêndoa fermentada junto à torrada do cacau.

Chocolate amargo x ao leite

O chocolate é, em geral, uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. Entretanto, a receita pode variar conforme o tipo de chocolate, a exemplo do amargo e do ao leite.

Chocolate amargo

Diferentemente do chocolate ao leite, o amargo não possui adição de leite, sendo composto apenas de grãos torrados de cacau e açúcar. A princípio, esse tipo é conhecido como “mais saudável”, pois possui maior quantidade de cacau em sua composição em comparação à versão ao leite. Devido à sua maior quantidade de cacau, o chocolate amargo, também chamado de “chocolate mais puro”, possui grande quantidade de flavonoides, ou seja, antioxidantes naturais e poderosos que trazem muitos benefícios para a saúde.

Por fim, existem diferentes versões desse chocolate: extra amargo (75% a 85% de cacau), amargo (50% a 75%) e meio amargo (35% a 50%). Ele costuma ser mais usado na confeitaria, como base de diversas sobremesas.

Leia mais: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta

Chocolate ao leite

O chocolate ao leite possui leite em sua composição. Consequentemente, contém menor quantidade de cacau e, por isso, é considerado menos saudável. Por vezes, é usado leite condensado em seu preparo. Entretanto, há empresas que optam pelo uso de leite em pó. Costuma ser mais doce do que os outros e possui cacau sólido, manteiga de cacau e mais de 12% de açúcar e leite na sua composição.

Leia também: Comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro, diz ciência

Qual é mais saudável?

Em resumo, o chocolate amargo é mais saudável, mas o consumo do chocolate ao leite não está proibido. Pelo contrário, ambos devem ser consumidos com moderação, como qualquer outro alimento. 

Chocolate engorda?

Nenhum alimento específico é capaz de engordar de uma hora pra outra. O que engorda é o conjunto que envolve todos os seus hábitos alimentares. O que importa não são os alimentos isolados que você consome, mas sim a soma desses alimentos, contando com sua qualidade nutricional. Além do mais, é completamente possível emagrecer comendo um bombom por dia.

Leia também: Chocolate rubi: O que é e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo