Chiquinho Scarpa é transferido de hospital após 10 cirurgias em 7 meses

Saúde
22 de Setembro, 2022
Chiquinho Scarpa é transferido de hospital após 10 cirurgias em 7 meses

O empresário Chiquinho Scarpa, de 71 anos, está internado há sete meses e já passou por 10 cirurgias. Mas afinal, o que ele tem? Em abril, o empresário que se autodenomina conde deu entrada no Sírio-Libanês por conta de uma infecção urinária. Ele teve que ficar na UTI e chegou a ser entubado. Quando voltou para casa, em agosto, disse estar “muito mais forte, cheio de vida e com vontade de viver”.

No entanto, ao portal UOL, a família do empresário informou que ele voltou para o hospital no dia 9 de setembro e foi operado mais quatro vezes. “Resolvemos transferir para o doutor Macedo para ver se ele resolve isso de uma vez. O motivo de tantas cirurgias são aderências, fissuras e pontos internos que abrem. Esperamos que com uma técnica diferente o problema seja solucionado”, afirmaram os familiares.

Agora, Chiquinho foi transferido do hospital Sírio-Libanês, na Zona Oeste de São Paulo, para o hospital Vila Nova Star, na Zona Sul da capital paulista. De acordo com sua assessoria de comunicação, a decisão foi das irmãs do empresário, que não deram detalhes sobre o motivo. Na nova unidade hospitalar, Scarpa contará com a equipe chefiada pelo médico gastroenterologista Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo.

Chiquinho Scarpa também teve diverticulite

Após ser internado, em abril, Scarpa também teve um quadro de diverticulite (inflamação do quadro digestivo). Além disso, o empresário teve problemas com a cicatrização das cirurgias, o que dificultou o processo de alta.

“A coisa mais idiota do mundo: uma bolinha da diverticulite entrou dentro da bexiga e deu uma confusão tremenda, operei seis vezes e tive que abrir, tive que fazer plástica. Então, o médico disse: ‘olha, não se opera mais’. Estou aqui com um buraquinho [na região da barriga] que está saindo um líquido. Dos seis, cinco cicatrizaram, mas preciso esperar parar esse líquido para ter alta”, explicou Chiquinho.

Anos atrás, em 2009, Chiquinho Scarpa também ficou internado na UTI após apresentar quadro de peritonite (infecção abdominal), que exigiu uma intervenção cirúrgica.

Diverticulite e peritonite: afinal, o que são?

A diverticulite é uma doença inflamatória que ocorre na parede interna do intestino. Ela pode ser leve, provocando sintomas como dor e estufamento da barriga. O tratamento costuma envolver remédio, repouso e hidratação. Casos graves oferecem risco à vida e exigem cirurgias de urgência. Algumas das causas desse processo inflamatório são: envelhecimento, tabagismo, constipação, uma dieta pobre em fibras, obesidade e sedentarismo.

Por outro lado, a peritonite é uma inflamação decorrente de infecção que acomete o peritônio, tecido que reveste a parede interna do abdome e recobre a maioria dos órgãos da região abdominal, como o estômago, os intestinos, o fígado e o baço. Por fim, os principais sintomas da peritonite incluem dor abdominal, sensibilidade na região abdominal, inchaço ou distensão abdominal, febre, náuseas e vômito, apetite reduzido, diarreia, prisão de ventre, pouca quantidade de urina, desidratação, além de excesso de sede, incapacidade de evacuar ou de soltar gases e fadiga.

Leia mais: Diverticulite: afinal, o que é, sintomas e qual é a dieta apropriada

Referência: UOL.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração