Cheiro de chocolate ajuda a manter a dieta, diz estudo
Sentir o aroma delicioso de uma sobremesa enquanto você está comendo vegetais parece uma tortura? Pois saiba que o cheiro de chocolate pode te levar a escolhas mais saudáveis, diz um estudo publicado recentemente no Journal of Business Research.
Para chegar à conclusão, uma equipe de cientistas analisou cinco pesquisas anteriores envolvendo centenas de estudantes universitários. O objetivo foi verificar se o aroma da guloseima influenciaria o desejo por certos alimentos.
Em uma das investigações, por exemplo, os voluntários vestiram camisetas com essência de chocolate e assistiram a vídeos aleatórios sobre a natureza. Em seguida, tiveram que imaginar uma tigela de sorvete de chocolate. A surpresa? Quem foi exposto ao odor do doce visualizou uma porção menor do que aqueles que não sentiram o aroma.
Mas não parou por aí. Em um outro estudo, participantes assistiram a vídeos aleatórios sobre a natureza e depois receberam fotos de quatro alimentos:
- Batata frita;
- Salada de frutas;
- Sorvete de chocolate;
- Barra de cereais com gotas de chocolate.
Então, alguns foram submetidos ao cheiro de chocolate. Por fim, todos tiveram que avaliar o desejo pelos alimentos mostrados em uma escala de 0 a 100. Mais uma vez, as pessoas do grupo “aroma” estavam menos inclinadas a comer a batata e o sorvete — os itens menos saudáveis da lista.
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Cheiro de chocolate e desejo por comida: relação
“Nossas descobertas sugerem que pessoas que fazem dieta podem acabar comendo menos quando são expostas a um cheiro indulgente por um longo período de tempo. Em outras palavras, cheirar rocambole de canela, por exemplo, pode fazer com que, de forma não intuitiva, a pessoa em dieta queira comprar menos rocambole de canela”, disse o pesquisador e um dos autores do artigo Ernest Baskin, da Universidade de Saint Joseph, na Filadélfia (EUA), ao Daily Mail.
De acordo com ele, isso aconteceria porque quem está em um processo de emagrecimento tem o objetivo de comer menos. E ao sentir o cheiro de algo calórico ou açucarado, inconscientemente se lembraria da meta.
Além disso, os aromas “proibidos” também afetariam o comportamento de compra dos indivíduos, fazendo-os priorizarem produtos menos nocivos à saúde. O que contraria a estratégia de muitas lojas e supermercados, que apelam para o cheiro dos alimentos justamente para que o consumidor compre mais.
“Consistente com pesquisas anteriores, mas inconsistente com as práticas atuais, esta pesquisa descobriu que o uso de aromas indulgentes pode ser um tiro no pé, já que a exposição prolongada a um aroma indulgente de comida diminui o consumo desse tipo de alimento”, finalizaram os pesquisadores.
Referência: The lasting smell of temptation: Counteractive effects of indulgent food scents.