Chá de malva: Propriedades e benefícios da bebida
O chá de malva é usado na medicina popular como anti-inflamatório específico para o trato urinário . Além das infecções, também ajuda contra a prisão de ventre. Sua infusão é muito usada para inflamações dos olhos.
Outro uso comum da planta é nas afecções respiratórias, com catarro, acúmulo de muco nos brônquios e tosse.
Benefícios do chá de malva
Boca saudável
O chá de malva é muito conhecida por ajudar a prevenir infecções bucais, além de ajudar no alívio de possíveis irritações na mucosa da boca, bem como da faringe.
Chá de malva melhora a respiração
Além da boca, as vias respiratórias também se beneficiam do consumo da bebida. Sendo assim, ajuda a prevenir e tratar possíveis inflamações nas vias respiratórias, além de ajudar no alívio da tosse e da secura da garganta.
Leia também: Aroeira: Os possíveis usos e benefícios da planta medicinal
Combate infecções urinárias
Ainda beneficia o trato urinário, uma vez que atua no tratamento de cistites, infecções urinárias e cálculos renais (no caso, a planta trabalha para curar os canais por onde passaram pedras e que ficaram machucados).
Chá de malva combate a constipação
Também acredita-se que promove efeito laxante, ou seja, facilita a formação do bolo fecal. Por isso, pode ser um aliado na hora de combater a constipação (prisão de ventre).
Como preparar o chá
Coloque uma colher de chá de folhas secas da planta em uma xícara e cobrir com 180 ml de água fervente, tampar com um pires e esperar 3 minutos ou até amornar.
Possíveis contraindicações
A bebida não deve ser ingerida em caso de uso de medicamentos que contenham cafeína ou junto do café. Também não deve ser consumida durante a gravidez, amamentação, em caso de hipertensão, doença cardíaca ou alterações da tireoide ou próstata.
Leia também: Garra-do-diabo: Conheça as propriedades da planta medicinal