Aroeira: Os possíveis usos e benefícios da planta medicinal

Alimentação Bem-estar
10 de Agosto, 2020
Aroeira: Os possíveis usos e benefícios da planta medicinal

A aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, que costuma ser utilizada como remédio caseiro.

É nativa da América do Sul e contém grande quantidade de antioxidantes em sua composição. Além disso, a aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de diversas doenças. Geralmente, as ricas propriedades são aproveitadas na forma de chá.

Aroeira: Para que serve e benefícios

Imunidade fortalecida

A princípio, por ser grande fonte de antioxidantes, pode promover o fortalecimento da imunidade, uma vez sua ação anti-inflamatória dificulta que doenças, infecções e inflamações prejudiquem o organismo.

Pode ajudar a prevenir doenças crônicas

Ainda, também devido à abundância de antioxidantes, a aroeira pode ajudar a prevenir graves doenças crônicas, como Alzheimer, que podem ser potencializados, pela ação de radicais livres, que provocam o estresse oxidativo.

Alivia a febre

Graças à ação anti-inflamatória, a planta ajuda a aliviar e controlar a febre. Assim, a febre é o aumento da temperatura do corpo acima do limite normal como forma de resposta a uma doença, infecção ou inflamação. Além disso, a aroeira também ajuda no tratamento de problemas respiratórios.

Leia também: Sabugueiro: Benefícios e como usar a planta

Efeito calmante

Essa é uma planta bastante usada na aromaterapia devido às suas propriedades calmantes. Por isso, beber seu chá antes de dormir pode ajudar a garantir um sono mais calmo, relaxante e revigorante.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais da aroeira

O uso da planta não é indicado para quem tem a pele muito sensível ou quem tem problemas gastrointestinais, pois o consumo excessivo pode ter efeito purgativo, laxante e desencadear reações alérgicas na pele e nas mucosas. Além disso, o consumo por mulheres grávidas não é indicado.

Por fim, é preciso ressaltar que as propriedades medicinais da aroeira são pouco validadas cientificamente.

Como consumir a aroeira

  • Chá
  • Infusões
  • Óleo essencial
  • Banho de assento

Leia mais: Chá de pariparoba: A poderosa planta medicinal brasileira

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais