Chá de lúcia-lima (limonete): Benefícios da erva luísa
O chá de lúcia-lima, uma planta nativa da América do Sul e naturalmente calmante, é uma bebida que pode aliviar os sintomas de problemas gastrointestinais e garantir melhores e mais relaxantes noites de sono, prevenindo, assim, a insônia.
Não só, a lúcia-lima também é conhecida por outros nomes, como erva luísa, bela luísa, limonete e doce-lima.
Benefícios do chá de lúcia-lima (erva luísa)
Imunidade fortalecida
A lúcia-lima é uma planta rica em antioxidantes. Portanto, o chá feito de suas folhas é excelente para a imunidade, tornando o corpo menos passível de doenças inflamatórias e infecções. Como se fosse uma fortaleza, a imunidade é uma espécie de muralha que trabalha a favor das defesas do seu corpo. O inimigo? As mais diversas doenças que podem atrapalhar o funcionamento do organismo.
Leia também: Chá de tuia: Conheça os benefícios da bebida
Sono mais relaxante
Não só, a erva também contém propriedades calmantes que ajudam a promover um sono mais calmo e relaxante. Por isso, é aliada no combate à insônia.
Melhora a digestão
Ainda, o chá também garante a saúde digestiva e auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais, ou seja, que afetam o estômago e o intestino. Assim, a bebida pode, por exemplo, combater cólicas intestinais, renais e menstruais. Além disso, combate o excesso de gases no corpo.
Leia mais: Chá de cipó cravo: Propriedades e benefícios
É diurético
Ele também garante a saúde dos rins, especialmente por ser diurético. Sendo assim, previne a retenção de líquido e também ajuda a evitar problemas como a formação de cálculos renais. Ainda, ajuda a tratar infecções urinárias e cistites.
Como preparar o chá de lúcia-lima
- Folhas de lúcia-lima podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação;
- Adicione-as à água fervente por cerca de 10 minutos;
- Espere o chá amornar e ele estará pronto.
Por fim, a lúcia-lima também pode ser usada na fabricação de óleos essenciais.