Chá de honeybush: O que é, propriedades e benefícios
O chá de honeybush é feito da cyclopia, uma planta típica da África do Sul, e vem ganhando notoriedade devido às propriedades calmantes e por sua suposta capacidade de ajudar na queima de gordura.
De sabor adocicado, o chá de honeybush (honey = mel; bush = arbusto) é repleto de propriedades anti-inflamatórias e sais minerais importantes, como magnésio, zinco, ferro e manganês.
Além disso, é livre de cafeína. Portanto, indicado para quem leva uma vida estressante e precisa relaxar. Também contém propriedades antioxidantes que ajudam a retardar o processo de envelhecimento . Saiba mais.
Benefícios do chá de honeybush
Protege a saúde do estômago
O chá tem sido historicamente usado para fins medicinais, especificamente em favor da saúde do estômago. Além de promover efeito calmante, a bebida ajuda a tratar problemas como a gastrite. Além disso, atua no controle do apetite.
Boa aparência da pele
Devido suas propriedades anti-inflamatórias, o chá ajuda a promover a boa aparência da pele, mantendo-a limpa e lisinha. Ainda, é um possível tratamento alternativo para acne, além de lutar contra os radicais livres e prevenir rugas.
Leia também: Conheça os benefícios do chá de hibisco para a pele
Combate a retenção de líquido
Ainda, graças à ação diurética, evita a retenção hídrica, ou seja, o acúmulo excessivo de líquidos no organismo, que provoca a sensação de inchaço e pode passar a impressão de que houve ganho de peso.
Ajuda no tratamento de diabetes
Não só, segundo um estudo promovido por cientistas da Universidade de Adeleke, na Nigéria, demonstrou honeybush é eficaz no alívio dos efeitos da diabetes tipo 2 no organismo. Por isso, o consumo do chá pode ser recomendado para pessoas com diagnóstico da doença.
Leia também: Café pode prevenir diabetes, diz estudo
Como consumir o chá de honeybush
O chá pode ser feito a partir das flores, das folhas ou dos caules da planta. A erva pode ser facilmente encontrada à venda em lojas de produtos naturais.