Chá de hissopo: Conheça os benefícios da bebida

Alimentação Bem-estar
11 de Setembro, 2020
Chá de hissopo: Conheça os benefícios da bebida

O chá de hissopo é feito a partir da planta medicinal nativa da França, que chama atenção por suas flores azuis. Ela é também conhecida como sambaicatá e erva-sagrada.

A bebida tem uma longa lista de benefícios e propriedades que contribuem para o alívio dos sintomas de diversas doenças, especialmente as respiratória, como asma e bronquite.

Benefícios do chá de hissopo

Melhora a respiração e combate sintomas da gripe

Gripe e doenças respiratórias em geral costumam trazer sintomas como a tosse e a congestão nasal, que podem ser combatidos pelo consumo do chá de hissopo, que é naturalmente expectorante. Ele pode ajudar principalmente quem sofre de asma, bronquite, rinite e sinusite.

Leia também: Asma: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas

Fortalece a imunidade

Além de melhorar a respiração, fortalece a ação protetora do sistema imunológico, ou seja, fortalece a imunidade. Isso se deve principalmente à riqueza em antioxidantes, em especial os taninos e os flavonoides.

Portanto, o consumo do chá de hissopo pode prevenir doenças inflamatórias. Não só, sua ação anti-inflamatória poderá combater os radicais livres, principais responsáveis pelo estresse oxidativo – causador de doenças como o Alzheimer e certos tipos de câncer.

Protege a saúde dos rins

O chá é um poderoso diurético, por isso, protege a saúde do fígado e dos rins. Dessa forma, trabalha a favor da eliminação das toxinas presentes no organismo, além de prevenir a retenção de líquido e a formação de cálculos renais.

Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos rins

Controla o nível de açúcar no sangue

A bebida é recomendada para pacientes com diabetes. Em resumo, ele ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, ajudando a evitar a hiperglicemia.

Contraindicações e cuidados no consumo

  • O chá não deve ser consumido em excesso, uma vez que seu excesso pode causar reações epiléticas.
  • A bebida também não é recomendada para grávidas e lactantes.

Como fazer o chá de hissopo

A hissopo é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. O chá deve ser feito a partir de suas flores secas e de suas folhas (10 g de folhas e flores para 1 litro de água). Após 10 minutos fervendo a água junto às folhas e flores, a bebida estará pronta.

Leia mais: Chá de graviola: Conheça os benefícios da bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais