Chá de hissopo: Conheça os benefícios da bebida
O chá de hissopo é feito a partir da planta medicinal nativa da França, que chama atenção por suas flores azuis. Ela é também conhecida como sambaicatá e erva-sagrada.
A bebida tem uma longa lista de benefícios e propriedades que contribuem para o alívio dos sintomas de diversas doenças, especialmente as respiratória, como asma e bronquite.
Benefícios do chá de hissopo
Melhora a respiração e combate sintomas da gripe
Gripe e doenças respiratórias em geral costumam trazer sintomas como a tosse e a congestão nasal, que podem ser combatidos pelo consumo do chá de hissopo, que é naturalmente expectorante. Ele pode ajudar principalmente quem sofre de asma, bronquite, rinite e sinusite.
Leia também: Asma: Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas
Fortalece a imunidade
Além de melhorar a respiração, fortalece a ação protetora do sistema imunológico, ou seja, fortalece a imunidade. Isso se deve principalmente à riqueza em antioxidantes, em especial os taninos e os flavonoides.
Portanto, o consumo do chá de hissopo pode prevenir doenças inflamatórias. Não só, sua ação anti-inflamatória poderá combater os radicais livres, principais responsáveis pelo estresse oxidativo – causador de doenças como o Alzheimer e certos tipos de câncer.
Protege a saúde dos rins
O chá é um poderoso diurético, por isso, protege a saúde do fígado e dos rins. Dessa forma, trabalha a favor da eliminação das toxinas presentes no organismo, além de prevenir a retenção de líquido e a formação de cálculos renais.
Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos rins
Controla o nível de açúcar no sangue
A bebida é recomendada para pacientes com diabetes. Em resumo, ele ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, ajudando a evitar a hiperglicemia.
Contraindicações e cuidados no consumo
- O chá não deve ser consumido em excesso, uma vez que seu excesso pode causar reações epiléticas.
- A bebida também não é recomendada para grávidas e lactantes.
Como fazer o chá de hissopo
A hissopo é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. O chá deve ser feito a partir de suas flores secas e de suas folhas (10 g de folhas e flores para 1 litro de água). Após 10 minutos fervendo a água junto às folhas e flores, a bebida estará pronta.