Chá de galanga: Benefícios da erva medicinal
O chá de galanga é anti-inflamatório, digestivo e beneficia a saúde e o funcionamento intestinal. A raiz de galanga é muito usada na medicina tradicional chinesa, bem como na Ayurveda. Ainda, ela é similar ao gengibre, pois pertencem à mesma família. Seu sabor é levemente picante e o aroma, adocicado.
Benefícios do chá de galanga
Sistema urinário saudável
Diurético, o chá de galanga pode beneficiar especialmente o trato urinário, pois previne a formação de cálculos renais, por exemplo, bem como infecções na bexiga e cistites. Além disso, inibe retenção de líquido no corpo.
Leia também: Suco de cranberry ajuda a combater infecção urinária?
Fortalece a imunidade
Também conhecida como galanga-menor, é fonte de antioxidantes, em especial os flavonoides. Por isso, previne infecções e inflamações que prejudicariam a imunidade do organismo. Assim, o chá não apenas fortalece a imunidade, mas também previne outros tipos de processos inflamatórios, como é o caso do estresse oxidativo – causado pelos radicais livres e responsável pelo envelhecimento precoce da pele e, por vezes, pela formação de tumores cancerígenos.
Leia mais: Dieta rica em flavonoides reduz risco de câncer
Ajuda na digestão
Também é naturalmente digestivo, portanto, excelente em casos de constipação (prisão de ventre) e também diarreia e demais problemas relacionados à digestão.
Como preparar o chá de galanga
- Primeiramente, cloque 3 ou 4 pedaços da raiz de galanga em 500ml de água fria, leve ao fogo e deixe ferver 5 a 10 minutos;
- Deixe ferver e espere que pequenas bolhas se formem sobre a água, então, desligue o fogo;
- Aguarde a bebida estar morna para bebê-la;
A galanga pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais. Limite-se a beber até duas xícaras do chá por dia. Além disso, sua raiz seca em pó pode também ser usada como condimento na comida.
Leia também: Chá de fedegoso: Conheça os benefícios da bebida