Chá de fedegoso: Conheça os benefícios da bebida
O chá de fedegoso é feito a partir de uma planta medicinal também chamada de café negro, balambala, mangerioba, entre outros nomes. A bebida tem efeito laxante, diurético e anti-inflamatório, e pode ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais.
Benefícios do chá de fedegoso
Ajuda na digestão
Naturalmente laxante, trabalha a favor da digestão. Por isso, o chá facilita o trânsito intestinal, de forma que previne a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Não só, diminui a sensação de inchaço, bem como pode facilitar a perda de peso.
Alivia dores
A bebida promove ação analgésica, portanto, alivia dores corporais diversas, como dores musculares, de cabeça e enxaquecas.
Combate sintomas da asma e a febre
A bebida também é expectorante e por isso pode beneficiar pacientes de asma. Mas, quem sofre de outras doenças respiratórias também pode tirar proveito das propriedades do fedegoso. Além disso, ajuda a aliviar a febre.
Protege a saúde do fígado e dos rins
Ele é também diurético e ajuda na desintoxicação do corpo. Ou seja, ao estimular o fluxo urinário, acelera a eliminação de toxinas do organismo. Dessa forma, contribui com o bom funcionamento do fígado e com os rins.
Ajuda a aliviar dores menstruais
O período menstrual pode acompanhar diversos efeitos colaterais, inclusive as comuns e incômodas cólicas menstruais. Assim, o consumo do chá pode ajudar a aliviá-las.
Contraindicações e cuidados no consumo
- Deve ser evitado por gestantes e lactantes
- Contraindicada para crianças
- Em excesso, pode ter efeito abortivo ou causar intoxicação renal
Como fazer o chá de fedegoso
As cascas, folhas, raízes e sementes do fedegoso podem ser utilizadas, no entanto as sementes podem ser tóxicas para o organismo quando consumidas em quantidades excessivas. As folhas secas de fedegoso podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Em um recipiente próprio, adicione as folhas junto à água fervente. Após cerca de 10 minutos, a bebida estará pronta. Ainda, é importante lembrar que antes de adicionar essa bebida em sua rotina, é importante consultar um médico.