Chá de crisântemo: Conheça seus benefícios

Alimentação Bem-estar
09 de Setembro, 2020
Chá de crisântemo: Conheça seus benefícios

O chá de crisântemo é benéfico para a saúde de diversas maneiras, o que se deve principalmente ao fato de ele ser altamente antioxidante e calmante. Cristântemo é uma flor que nasce ao longo de todo o ano. Ela tem propriedades tem sido cada vez mais estudadas – apesar do chá fazer parte da Medicina Alternativa Chinesa já há milhares de anos.

Benefícios do chá de crisântemo

Fortalece a imunidade

Antioxidante, previne que doenças inflamatórias se aloquem no corpo. Sendo assim, ao beber o chá de crisântemo a imunidade é fortalecida, de forma que a ação protetora do sistema imunológico torna-se mais eficiente. Além dos antioxidantes presentes na bebida, também contém vitamina C.

Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

É também graças à ação antioxidante e anti-inflamatória que a bebida previne o envelhecimento precoce. Dessa forma, combate a ação dos radicais livres no corpo, que causariam estresse oxidativo, principal responsável pelo aparecimento de rugas e linhas de expressão na pele. Além disso, o estresse oxidativo pode levar ao diagnóstico de doenças graves como câncer e Alzheimer.

Alivia dores de cabeça e enxaquecas

Por ser calmante, ajuda a aliviar dores diversas, mas principalmente as dores de cabeça e as enxaquecas – que podem ter efeitos colaterais como náuseas e a sensibilidade à luz e ao som.

Leia também: Enxaqueca: Alimentos que ajudam a aliviar a dor

Melhora a qualidade do sono

Por ser calmante, o chá ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, do estresse, bem como a dificuldade de dormir, garantindo um sono mais calmo e profundo.

Efeito desintoxicante

A bebida é naturalmente diurética, ou seja, provoca o aumento do fluxo urinário. Portanto, facilita o trabalho dos rins: desintoxicar o organismo. Além disso, ajuda a prevenir a retenção de líquido, que pode causar sensação de inchaço.

Protege a saúde do coração

Um estudo recentemente feito na Universidade de Zhejiang, na China, indicou que o chá de crisântemo promove efeitos positivos em relação à saúde cardiovascular, especialmente ao proteger a saúde dos vasos sanguíneos. Além disso, atua no processo de oxigenação cerebral.

Como fazer o chá de crisântemo

  • A princípio, será necessária uma flor inteira de crisântemo, mas as folhas da planta também podem ser usadas;
  • Em seguida, separe um litro de água corrente e nele deposite as flores e as folhas;
  • Ferva a água junto às flores e às folhas. Em alguns minutos, o chá estará pronto.

Leia também: Chá de vitex: Conheça as propriedades e benefícios da bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais