Chá de escrofulária: Propriedades e benefícios
O chá de escrofulária é uma bebida de propriedades medicinais, geralmente feita a partir das folhas ou da raiz da planta. O chá é um analgésico natural, por isso, pode combater dores. Não só, promove efeito laxante.
Benefícios do chá de escrofulária
Combate a prisão de ventre
Naturalmente laxante, a bebida auxilia na digestão e facilita o trânsito intestinal. Portanto, previne ou combate a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Consequentemente, garante que não haverá sensação de inchaço abdominal, assim como beneficia a perda de peso.
Leia também: Chá de crisântemo: Conheça seus benefícios
Imunidade fortalecida
Seu potencial anti-inflamatório, decorrente da presença de antioxidantes em sua composição, pode fortalecer a imunidade, ou seja, a ação protetora do sistema imunológico. Tornando, assim, o corpo menos suscetível a inflamações e infecções.
Ainda, isso auxilia no combate dos radicais livres presentes no organismo. São os radicais livres os responsáveis pelo chamado estresse oxidativo – causador de graves doenças e do envelhecimento precoce da pele.
Previne a retenção de líquido
Por ser diurético, previne a retenção de líquido e ajuda na eliminação de toxinas do organismo, ou seja, na sua desintoxicação – o que beneficia a saúde do fígado e dos rins. Além disso, inibe problemas como a hepatite e a formação de cálculos renais.
Leia mais: Chá de taiuiá (tayuya): Conheça os benefícios
Estimula o fluxo sanguíneo
A bebida estimula o fluxo de sangue, o que faz com que o sistema cardiovascular trabalhe melhor. Como resultado, torna menos provável a formação de coágulos, que poderiam causar problemas para a saúde do coração, bem como do cérebro.
Como preparar o chá de escrofulária
- O chá pode ser feito a partir das raízes ou das folhas secas da planta (2 colheres de sopa)
- 2 xícaras de água fervente
Contraindicações do chá de escrofulária
A princípio, o excesso dessa bebida pode ser prejudicial para qualquer pessoa. No entanto, ela é contraindicada para pacientes com problemas cardiovasculares (pode causar batimento excessivamente acelerado). Ainda, entre seus possíveis efeitos colaterais estão a diarreia, náuseas, pulso irregular do coração e taquicardia.