A cevada é muito conhecida pelos apreciadores de cerveja. Mas, o que nem todos sabem é que esse cereal nutritivo pode dar origem a uma deliciosa e refrescante bebida: o chá de cevada. Assim, ele é consumido o ano todo em países asiáticos como China e Japão, principalmente no verão. Além disso, este chá não contém cafeína, razão pela qual é indicado para idosos e crianças.
O chá de cevada auxilia no combate a doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite. Ainda, ajuda a aliviar sintomas como tosse, congestão nasal e dor de garganta. Não só, promove a redução da inflamação da membrana mucosa dos brônquios.
Leia também: Levedo de cerveja: propriedades, benefícios e como consumir
O chá é tradicional da medicina chinesa, especialmente por promover efeito calmante. Por isso, graças à ação calmante, pode aliviar o estresse e seus sintomas, bem como a ansiedade e seus efeitos colaterais.
Calmante e relaxante, ele também combate a insônia. Ou seja, uma xícara desse chá antes de dormir pode ajudar a prevenir a dificuldade de relaxar durante a noite. Em resumo, a bebida promove um sono mais calmo e longo. Entretanto, apesar de ser calmante, ele também atua para combater a fadiga, ou seja, o cansaço excessivo.
Leia também: Acordar no meio da noite e ficar com insônia: O que fazer
A bebida é também anti-inflamatória, pois é rica em antioxidantes, como a quercetina. Por isso, seu consumo pode ajudar a prevenir que doenças inflamatórias prejudiquem o organismo. Ainda, combate a ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo estresse oxidativo – relacionado ao envelhecimento precoce e a doenças como o Alzheimer e o certos tipos de câncer.
Naturalmente antibacteriano, o chá de cevada protege a saúde dentária. Basicamente, a bebida pode prevenir o desenvolvimento das bactérias estreptococos, relacionadas a diversos distúrbios, inclusive a formação de cáries nos dentes. Não só, elas também estão ligadas à faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite.
Leia mais: Alimentos que protegem os dentes