Chá de casca de tangerina: por que apostar nele
A tangerina é uma velha conhecida de quem busca dar aquela turbinada na imunidade. Rica em vitamina C, a fruta cítrica é ainda uma aliada na absorção do ferro e combate o estresse oxidativo. Mas, sabia que além de desfrutar os bagos é possível conquistar esses e outros benefícios preparando um chá de casca de tangerina?
Benefícios de sobra
Assim como o interior da fruta, a casca da tangerina também é rica em vitamina C, carotenoides, antioxidantes e flavonoides. Por conter tantos ativos, o chá de casca de tangerina contribui com o sistema imune, auxilia na digestão, melhora a inflamação e tem propriedades diuréticas.
Como preparar chá de casca de tangerina
Sabe o prazeroso momento de descascar a tangerina? Agora, porém, ao invés de destinar as cascas ao lixo, guarde-as em pote bem fechado na geladeira. Assim, com essa conservação, é possível consumi-las em até dois meses.
E para preparar o chá, é preciso primeiro desidratar as cascas. Para isso, lave-as com água, seque com um pano limpo e disponha em uma forma de alumínio. Deixe ao sol por alguns dias até que fiquem secas.
Depois de prontas, você pode colocar uma colher (de sopa) de casca em 300 ml de água fervente por mais ou menos 15 minutos. Em seguida, coe e sirva. Além disso, o chá pode ser consumido quente ou frio.
Leia também: Chá de folha de amora: benefícios e como preparar em casa!
Cuidados
O chá de casca de tangerina pode ser consumido uma vez ao dia. Uma dica é tomar após as refeições, pois a bebida auxilia na digestão e na absorção do ferro.
Mas, a indicação é não ultrapassar o consumo de uma colher de sopa da casca. Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, vale consultar o médico antes de fazer uso.
Fonte: Mariana Nacif, nutricionista clínica especialista em saúde da mulher, nutrição vegetariana, nutrição integrativa e microbiota. É integrante do corpo clínico da Remind (SP) e LANAI (RJ)