Chá de casca de melancia: benefícios e como preparar
Ótima para dias quentes, a melancia possui aproximadamente 90% de água em sua composição. A fruta, além de saborosa, diminui o risco de doenças cardiovasculares por conter magnésio e potássio, e também melhora a imunidade e a digestão. Ela é muito consumida in natura ou utilizada no preparo de sucos refrescantes. Mas você sabia que é possível fazer chá de casca de melancia?
A bebida tem alto valor nutricional, já que a casca da fruta, apesar de ser descartada na maioria das vezes, é rica em vitaminas A, B6 e C, além de minerais como magnésio, zinco e potássio. Além disso, o licopeno, potente antioxidante que diminui o risco de doenças crônicas (câncer, por exemplo), também está presente na casca da melancia.
O chá de casca de melancia tem ação diurética e favorece a redução do inchaço e a liberação de toxinas. Outro componente que faz com que a bebida seja indicada é a citrulina. Tal aminoácido favorece o ganho de massa muscular e aumenta a libido.
Receita de chá de casca de melancia
Ingredientes:
- Uma fatia de casca de melancia;
- Duas xícaras de água.
Modo de preparo:
Primeiramente, corte a fatia da casca em pequenos pedaços. Depois, coloque para ferver junto com a água. Quando estiver no ponto de ebulição, desligue o fogo e aguarde alguns minutos.
Por fim, é só coar e beber. Caso você prefira bebidas geladas, coloque o chá na geladeira até estar na temperatura ideal. Além disso, é possível colocar um pouco de açúcar ou mel para deixar a bebida mais doce. Entretanto, lembre-se: nada de exagerar nas quantidades, o excesso de açúcar faz mal para a saúde e pode levar ao surgimento de diabetes.
Outra opção é adicionar adoçante. Sucralose e estévia são os mais recomendados por serem naturais e terem menos substâncias químicas. Mas eles também devem ser usados com moderação.
Leia também: Chá de folha de acerola é rico em vitamina C. Veja como preparar em casa