Chá de casca de inhame: benefícios e como preparar
Apesar de não ser um alimento esteticamente atraente, o inhame contém uma série de nutrientes benéficos para a saúde. O tubérculo é composto, majoritariamente, por carboidratos complexos e fibras solúveis. Além disso, é uma ótima fonte de diversas vitaminas do grupo B. Em geral, ele é consumido em purês, cremes, sopas, pães e bolos. Outra forma não convencional de prepará-lo é fazendo o chá da casca do inhame.
Justamente por carregar quantidades grandes de carboidratos, o inhame funciona como um ótimo gerador de energia, aumentando gradualmente as taxas de glicose no sangue. Por outro lado, as fibras ajudam a controlar a glicose, a fim de equilibrar os seus níveis e evitar o diabetes.
Benefícios do chá de casca de inhame
Energia
Assim como o próprio tubérculo, o chá de casca de inhame fornece bastante energia ao indivíduo, podendo ser consumido por pessoas que fazem exercícios físicos de alta intensidade.
Combate processos inflamatórios
Além disso, o chá também ajuda a combater processos inflamatórios, o que evita o acúmulo de líquidos e diminui os inchaços, além de ser ótimo para casos de gastrite e úlceras.
Sistema imunológico
A ação anti-inflamatória e as vitaminas presentes no inhame ajudam a melhorar o sistema imune daquele que toma o chá de casca de inhame.
Fígado
A bebida também atua na preservação do fígado. Rico em vitamina B1, o inhame ajuda na melhora do funcionamento desse órgão.
Intestino
Por fim, o inhame ainda colabora para o funcionamento do intestino por conta das fibras presentes em sua composição.
Receita de chá de casca de inhame
Ingredientes:
- Casca de 1 inhame pequeno;
- 300mL de água filtrada.
Modo de preparo:
- Primeiramente, coloque a água em uma panela e acrescente a casca;
- Deixe ferver por 7 minutos;
- Em seguida, coe o chá e está pronto!
Chá de casca de inhame ajuda a engravidar?
Muitas tentantes buscam diversas formas de aumentar as chances de engravidar. A alimentação é um dos pilares investidos por essas mulheres. Desse modo, o chá de casca de inhame é comumente classificado como uma bebida que ajuda na ovulação. Mas será que é verdade?
Por conta da diosgenina, que aumenta os hormônios sexuais femininos, a probabilidade de engravidar pode aumentar ao comer inhame. Além de contar com a presença das vitaminas do complexo B, que são importantes para a fixação do embrião no colo do útero.
Entretanto, lembre-se: nenhum alimento é capaz de fazer alguém engravidar.
Leia também: Chá de casca de melão: benefícios e como fazer