Chá de carvão para emagrecer: hábito de Kim Kardashian é arriscado

Alimentação Bem-estar
31 de Janeiro, 2023
Chá de carvão para emagrecer: hábito de Kim Kardashian é arriscado

Kim Kardashian é uma das celebridades mais controversas da atualidade. No entanto, todos os hábitos e tendências de moda da socialite se tornam referência para milhões de pessoas. Dona de um perfil do Instagram com 313 milhões de seguidores, a influenciadora sempre compartilha algo de sua rotina. O “truque” mais recente é o chá de carvão consumido por Kim e sua irmã mais velha, Kourtney. De acordo com ambas, a bebida tem o poder de potencializar a perda de peso. Será?

Veja também: Por que os sintomas da gripe pioram ao dormir?

As supostas propriedades do chá de carvão

Embora Kim influencie opiniões e desejos de consumo, nem tudo deve ser seguido. Primeiro, a empresária possui um estilo de vida diferente da maioria das pessoas. Afinal, ela conta com especialistas e certamente ingere o chá de carvão com indicação profissional.

Por isso, é importante avaliar a proposta de um produto antes de sair comprando por aí. Dito isso, Vitat avaliou as supostas propriedades do novo queridinho da celebridade.

O uso do carvão no âmbito medicinal possui diversas funções. Uma delas é melhorar o processo de digestão, reduzindo o desconforto de gases e estufamento. Na higiene pessoal, o carvão ativado integra alguns cremes dentais com a premissa de clarear os dentes.

Além disso, pode ser aplicado na pele, em forma de máscara, sabonete ou consumido em forma de suplemento para amenizar a acne.

Contudo, a capacidade de estimular a perda de peso não possui comprovação científica. Em forma de pó e submetido à infusão para chá, o carvão perde parte de suas propriedades comprovadas, como a de absorver toxinas do processo digestivo.

Uso sem prescrição pode prejudicar a saúde 

Mesmo que a bebida proporcione bem-estar após uma refeição ou com o objetivo de diminuir o inchaço, especialistas alertam para possíveis riscos. No Brasil, o carvão ativado está disponível em forma de suplemento, máscara facial, sabonete, creme dental e outros produtos. Porém, em quantidades seguras.

Ao consumir uma bebida com o ingrediente e de forma excessiva, o carvão pode atrapalhar a absorção de nutrientes importantes para o organismo. Isso porque a substância possui esse efeito. Logo, a longo prazo e sem moderação, pode ser responsável por uma deficiência nutricional.

Por fim, a bebida ou o uso indiscriminado do suplemento pode atrapalhar a ação de medicamentos, caso a pessoa esteja realizando algum tratamento.

Então, converse com seu médico para avaliar a necessidade de incluir um ingrediente desse tipo à rotina. E lembre-se: o uso de qualquer produto, mesmo um suplemento, precisa de prescrição.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Como lidar com a solidão
Bem-estar Equilíbrio

Como lidar com a solidão?

Abrir espaço para novas experiências e adotar um animal de estimação são algumas das dicas