Chá de bicuíba: Os benefícios da planta medicinal brasileira
O chá de bicuíba é feito da planta de propriedades medicinais cuja origem é brasileira. Ainda, a bicuíba também é usada na produção de óleos essenciais e seus principais benefícios se devem ao seu poderoso potencial anti-inflamatório.
Benefícios do chá de bicuíba
Melhora a respiração
O chá de bicuíba é principalmente usado para ajudar em casos de gripe e demais condições respiratórias, como bronquite e asma. Basicamente, a planta promove a redução da citocinas pró-inflamatórias, que causam sintomas como tosse e febre.
Leia também: Dieta da fertilidade: Alimentos que ajudam a engravidar
Sono regulado
Outro benefício da bebida é a regulação do sono e o combate à insônia, ou seja, ela é calmante. Também beneficia o humor, aliviando os sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse.
Controla a glicemia
A bicuíba também atua no controle glicêmico, ou seja, auxilia no controle da glicemia, que representa o nível de açúcar no sangue. Portanto, pode benéfico para pacientes de diabetes ou pessoas pré-diabéticas que desejam evitar o diagnóstico.
Como preparar o chá de bicuíba
- Ferva 1 litro de água;
- O chá pode ser feito a partir das sementes ou das folhas da planta, as quais devem permanecer imersas na água ao longo de três dias;
- Após as 72 horas, a bebida estará pronta. Sirva-a morna e beba no máximo 3 xícaras por dia.
Contraindicações do chá de bicuíba
Em excesso, o chá pode causar efeitos colaterais indesejáveis como convulsões, agitação e até mesmo alucinações. Por isso, não exagere nas doses e beba até 3 xícaras diárias, no máximo.