Cetose: O que é e como ela ajuda a emagrecer
Com tantas opções de dietas disponíveis atualmente pode ficar difícil entender qual a proposta de cada uma e qual delas melhor se encaixa no corpo, objetivo, rotina e bem-estar de quem pretende emagrecer.
Dois dos programas alimentares mais buscados por quem quer perder peso hoje em dia são as dietas cetogênica (também chamada de keto) e a low carb. As duas propõem reduzir o consumo de carboidratos para fazer o organismo entrar em estado de cetose e, assim, promover o emagrecimento. Mas, você sabe o que é a cetose e como funciona?
Quando cortamos os carboidratos e geramos essa carência, o organismo, por mecanismos fisiológicos, passará a usar como fonte de energia a gordura presente no nosso corpo e nos alimentos. O produto final dessa combustão de gordura é chamado de cetonas e é o que faz o organismo a entrar em estado de cetose.
A cetose é um processo que existe normalmente no nosso organismo quando não há ingestão suficiente de carboidratos. O nosso corpo precisa produzir energia a partir de outros substratos que não a glicose (carboidrato), e passa a quebrar gordura e proteína para gerar energia.
O processo funciona basicamente como uma substituição que exige que o corpo trabalhe mais, aumentando o metabolismo, o gasto calórico e a taxa metabólica basal. E o resultado de tudo isso é a tão desejada perda de peso.
A confirmação da cetose pode ser feita por meio da avaliação da quantidade de corpos cetônicos na urina e no sangue. A presença de corpos cetônicos na urina pode ser medida por meio de um exame convencional. Porém, a concentração de corpos cetônicos na urina pode variar de acordo com o grau de hidratação da pessoa.
Leia também: Você sabe a diferença entre as dietas keto e low carb?