Ceia de fim de ano para crianças: Nutricionista dá dicas criativas

Alimentação Bem-estar
20 de Dezembro, 2022
Ceia de fim de ano para crianças: Nutricionista dá dicas criativas

As festas de fim de ano são marcadas por mesas fartas, banquetes com opções variadas e a possibilidade de crianças e adultos provarem ingredientes e preparos novos que não estão habituados a ingerir em outras épocas do ano. Por trás da descoberta de novos paladares e do prazer de desfrutar do momento em família, ao redor da mesa, existe o risco de cometer excessos na ceia de fim de ano para crianças. A seguir, confira as dicas do que preparar para os pequenos. 

A importância de diversificar 

De acordo com a nutricionista clínica do Hospital Sepaco, Victória Randoli, as festas de fim de ano são oportunidades para transmitir hábitos saudáveis para as novas gerações. 

“É um excelente momento para envolver crianças no preparo de uma refeição ou na decoração de um alimento. Isso ensina o valor do trabalho em equipe, a criação de uma identidade pessoal e de boas memórias. E sempre podemos pensar em opções mais saudáveis e atraentes para as crianças”, destaca a Dra.

Por isso, agora é o momento de pensar no cardápio com carinho e incrementar opções que possam servir de porta de entrada para uma alimentação mais saudável e criativa em 2023.

Leia também: Férias escolares: Como manter a alimentação saudável das crianças

Dicas para a ceia de fim de ano para crianças

  1. Lanches para a garotada não ficar com fome até a ceia

Geralmente, nessas datas, é comum o jantar ser servido um pouco mais tarde que o habitual, beirando a meia noite. Sendo assim, os pequenos podem sentir mais fome e se sentirem mais irritados ou com sono. Por isso, frutas e muffins (bolinhos individuais) são boas opções de lanches leves.

  1. Evitar excessos

A dica na ceia de fim de ano para crianças – que vale para toda a família – é montar um prato balanceado, evitando assim o consumo de açúcares e gorduras em grandes quantidades. Além disso, a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde não recomendam o consumo de açúcares nos dois primeiros anos de vida e nas outras faixas etárias o consumo deve ser limitado, ressalta a nutricionista.

  1. Atenção com alergias ou intolerância alimentar

“Nas mesas de final de ano, os alimentos potencialmente alergênicos, como leites e derivados, açúcares, glúten, lactose, ovos e oleaginosas devem ser evitados e supervisionados pelos pais. Para crianças alérgicas ou intolerantes a um alimento, quando vão para fora de casa, a dica é sempre levar uma lancheirinha com os alimentos que a criança possa consumir”, diz a especialista.

  1. Invente um lanche divertido

Criatividade é a chave para possibilitar experiências positivas para as crianças na mesa. Por isso, pense em formas e alimentos diferentes que possam apresentar um prato divertido, com um personagem de desenho animado.

Assim, aposte em saladas coloridas, picolés de fruta e pratos diversificados que incentivem o seu pequeno a interagir com a alimentação com curiosidade. Agora, para te ajudar nessa tarefa, a nutricionista Victória Randoli reservou uma opção simples de lanche como inspiração. Confira!

Bananas e Morangos Natalinos

Ingredientes:

  • 2 bananas;
  • 4 uvas passas;
  • 8 morangos;
  • 8 sementes de girassol (pode ser de gergelim ou outra semente pequena);
  • Iogurte Natural Integral (opcional – para crianças acima de 1 ano).

Preparo:

  1.   Primeiramente, descasque as bananas e corte ao meio e uma rodelinha de cada base;
  2.   Em seguida, retire as folhas dos morangos após lavá-los;
  3.   Depois, espete um palitinho ou canudo no centro da banana;
  4.   Acrescente a rodela da banana no topo (base do gorro) e o logo em seguida, o morango (gorro do Papai Noel).
  5. No topo do morango pode pingar o iogurte natural (para crianças acima de 1 ano) ou em um pedacinho de banana (para fazer o pompom do gorro para os menores de 1 ano).
  6.   Fixe as uvas passas no centro das bananas para formar o nariz do Papai Noel.
  7.   Em seguida, use as sementes de girassol, gergelim ou outra semente pequena para fazer os olhinhos do Papai Noel de banana.
  8.   Por fim, para fazer os gorrinhos somente de morango e iogurte natural, para os maiores de 1 ano, encha as forminhas de silicone e coloque os morangos com as pontinhas para cima e um pingo do mesmo iogurte em cima.

Enfim, armazene a receita na geladeira por 24h. Se o bebê tiver entre 6 e 9 meses, hidrate as passas em um copo com água por alguns minutos antes, assim elas ficam macias.

 

Fonte: Victória Randoli, nutricionista clínica do Hospital Sepaco.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!