Castanha de baru: O que é, benefícios e como consumir
Já é de conhecimento geral que castanhas são ótimas para a saúde. Assim, a castanha de baru pode ser considerada uma grande aliada da dieta. O baru é um fruto do cerrado. Portanto, tipicamente brasileiro. Sua castanha, uma oleaginosa, é cheia de boas propriedades, que beneficiam principalmente a saúde do coração.
De sabor leve e agradável, essa oleaginosa é fonte de gorduras boas (ômega-3 e ômega-6), que ajudam na redução do colesterol no sangue. Além disso, é fonte de proteína, vitaminas e minerais essenciais, especialmente a vitamina E e zinco.
Benefícios da castanha de baru
Ossos fortes
Fonte de proteína, a castanha é excelente para a saúde dos ossos, bem como dos músculos, cabelo e das unhas. Além disso, possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo assim, também beneficia a saúde da pele.
Leia também: Vitamina D em excesso pode prejudicar os ossos
Castanha de baru ajuda no emagrecimento
Fonte de gordura boa, auxilia a queima de gordura no corpo e ajuda no emagrecimento. Não só, promove a redução do colesterol no sangue, diminuindo as chances de sofrer com doenças cardiovasculares.
Leia também: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate
Aumento da libido
Benéfica para a fertilidade, tanto para homens quanto para mulheres, essa oleaginosa, possibilita o aumento da libido, sendo popularmente conhecida como “viagra do Cerrado”.
Leia mais: Nozes para turbinar a fertilidade masculina?
Protege o coração e controla o colesterol
A constatação veio de um estudo realizado por nutricionistas da Universidade Federal de Goiás, que será publicado no periódico Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases. Na análise, 20 pessoas que apresentavam taxas moderadas de colesterol consumiram uma porção diária de 20 gramas de castanha de baru, o equivalente a 14 unidades. Outro grupo com as mesmas características não consumiu o alimento. Assim, ao final da pesquisa, o grupo que consumiu a castanha teve uma redução de 8% nas concentrações de colesterol total e de 9% nos níveis de partículas LDL, que ameaçam as artérias e o coração. Os especialistas creditaram esses resultados à quantidade de ácidos graxos insaturados (gorduras boas) presente na castanha de baru.
Como consumir castanha de baru
A castanha de baru pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais e é comumente consumida in natura, por exemplo, em saladas. Mais, seu óleo é também uma opção muito popular.
A princípio, não há contraindicações para seu consumo.