Saiba como deixar a casa mais segura para as crianças

Bem-estar Casa Saúde
16 de Setembro, 2021
Saiba como deixar a casa mais segura para as crianças

Quem convive com os pequenos no dia a dia sabe que os acidentes acontecem em questão de segundos. Janela aberta, tomadas, quinas de móveis, peças pequenas e produtos de limpeza, por exemplo, são alguns dos itens mais preocupantes. Mas cuidados básicos e alguns acessórios de proteção podem deixar a casa muito mais segura para as crianças.

De acordo com dados da ONG Criança Segura Brasil, queimaduras, sufocamento, afogamento e queda estão entre as principais causas de acidentes domésticos em crianças de 0 a 14 anos.

Bebês de até um ano de idade costumam se machucar em quedas, seja do berço, carrinho ou, então, até por conta de um descuido no trocador. Asfixia por brinquedos e acidentes com tomadas são comuns durante a fase em que começam a engatinhar.

De dois a quatro anos, a criança já começa a subir em móveis e mexe em tudo que encontra pela frente. O perigo passa a ser escada, janela, cadeiras, sofá e tudo que provoque uma queda mais séria com risco de fratura. Além disso, medicamentos, produtos de limpeza e aparelhos elétricos também costumam despertar curiosidade e viram um perigo dentro de casa.

Os pais precisam orientar as crianças sobre os perigos e a precaução. Mas alguns cuidados básicos podem ajudar:

O que fazer com as tomadas de casa para as crianças

Feche as tomadas com o tampão apropriado, um acessório facilmente encontrado em lojas de itens para a casa. Isso porque os protetores impedem que as crianças insiram objetos finos ou até mesmo o dedo na rede elétrica.

Leia também: Programas de culinária estimulam alimentação saudável em crianças

Móveis e decoração

Cubra todas as quinas de armários com cantoneiras arredondadas para evitar possíveis cortes. O ideal é que o chão fique o mais livre possível, isto é, sem mesa de centro, bancos e outros enfeites que atrapalhem a passagem. Porta-retratos, bibelôs e peças de vidro podem sair do alcance das mãozinhas.

Cozinha de casa para as crianças

Definitivamente, a cozinha não é um lugar para criança frequentar. Além do perigo do fogão, objetos pontiagudos e cortantes causam grandes estragos. Portanto, aposte em um portãozinho portátil para impedir o acesso dos pequenos. Os itens perigosos devem ficar dentro do armário. De preferência, em uma porta alta e de difícil alcance.

Leia também: Conheça os piores alimentos para as crianças

Produtos de limpeza

Travas de gaveta também servem para portas de armário, basta prender entre dois puxadores. Os produtos de limpeza também precisam estar fora do alcance das crianças e trancados. Isso porque a ingestão pode causar sérios danos.

Banheiro de casa para as crianças

Água quente do chuveiro, contaminação no vaso sanitário, medicamentos e lâminas de barbear no box são os itens perigosos do banheiro. Por isso, nunca deixe a criança sozinha no ambiente e mantenha os itens guardados em armários altos.

Janelas

As janelas devem estar protegidas com telas ou grades metálicas. A queda é um acidente grave que pode ser evitado redobrando a segurança no local. Outra dica é não deixar móveis ou bancos próximos, já que as crianças curiosas tendem a subir para olhar o que está acontecendo do lado de fora.

Leia também: Benefícios de ter animais de estimação para as crianças

Piscina de casa segura para as crianças

O afogamento, infelizmente, é uma tragédia comum. Não basta colocar a lona por cima da piscina achando que a área está protegida. É preciso trancar as portas e acessos à área externa. A supervisão constante deve ser mantida enquanto a criança estiver minimamente por perto.

Brinquedos

As crianças costumam colocar objetos e brinquedos dentro da boca. Contudo, a curiosidade pode ser motivo de sufocamento e desespero. O ideal é que os pais controlem todos os brinquedos oferecidos, principalmente se for pequeno e estiver fora da classificação indicativa

Berço de casa para as crianças

Até o berço pode ser motivo de acidente doméstico. As grades devem ter distância de 6,5 cm para evitar que o bebê fique preso no móvel. Desse modo, aposte em um protetor de berço para suavizar os espaços e deixar a criança dormir de forma mais confortável.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado