Carne de ouro: o que é o prato que jogadores estão comendo?
Nem só de bola rolando vivem os jogadores da seleção brasileira no Qatar. A comissão técnica do time liberou os atletas para aproveitarem o dia em Doha, e a visita à churrascaria Nusr-Et, do famoso chef Salt Bae, foi a escolha de parte do elenco. O restaurante é famoso por oferecer carne de ouro no cardápio – prato composto por um bife folheado a ouro 24 quilates. Jogadores como Gabriel Jesus, Vinicius Jr. e Eder Militão se reuniram com o ex-jogador Ronaldo Fenômeno no restaurante. Além deles, o zagueiro Bremer degustou a iguaria ao lado de sua família.
O chef da churrascaria conta com mais de 49 milhões de seguidores nas redes sociais e ficou conhecido, sobretudo, por um jeito especial de salgar as carnes. O Golden Steak custa, aproximadamente, 850 libras – cerca de R$5,3 mil. Entretanto, a famosa carne de ouro pode custar até R$9 mil, de acordo com o gerente da filial londrina, Sr. Mehmet.
Carne de ouro: o que é?
Tal receita não passa de um pedaço de carne coberto com folha de ouro. Salt Bae já admitiu, em entrevista ao The Sun, que essa prática não altera a qualidade da proteína e nem melhora o sabor. De acordo com ele, é apenas um luxo que algumas pessoas se dispõem a pagar.
Além disso, não existem estudos suficientes para determinar o impacto do consumo de ouro na saúde. Diferentemente de outros minerais, como zinco, cobre e ferro, os quais já apresentam dados consolidados acerca da atuação no organismo, os efeitos do ouro ainda são bastante desconhecidos.
Dessa forma, não há como saber se o consumo da carne de ouro pode afetar ou não a saúde e o desempenho esportivo dos atletas. Justamente por isso, os especialistas ainda não têm os dados necessários para fazerem recomendações ou contraindicações do alimento.
Leia também: Richarlison aposta no açaí durante treinos da seleção. Veja benefícios